Nacional
Desfile com crianças negras vestidas como escravas no PR será investigado pelo MP
A investigação segue sigilosamente já que as vítimas se tratavam de crianças
No último domingo (18), em Piraí do Sul (PR), um desfile cívico em homenagem aos 200 anos da independência do Brasil, chamou a atenção do Ministério Publico, que abriu investigações após um grupo de crianças negras ter desfilado vestidos em roupas de trapos e usando correntes feitas de papel nos tornozelos.
Em resposta, a procuradoria do Paraná falou que o município, que fica nos Campos Gerias do estado, irá dar explicações sobre o ocorrido, conforme os promotores, a investigação segue sigilosamente, já que as vítimas se tratavam de crianças.
A Prefeitura compartilhou em suas redes sociais, o momento do desfile, logo após a reprodução negativa, apagou o trecho, deixando apenas outros momentos nas redes oficiais.
Em nota, a Prefeitura de Piraí do Sul afirmou que o desfile tinha o objetivo de resgatar valores, como civismo, e desenvolver o “sentimento de pertencimento em toda a população”.
“O município entende que em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”, diz o texto.
*Com informações do tnh1