Nacional
Conheça o "Koo App", rede social que virou meme entre os brasileiros
Internautas encontraram no aplicativo indiano um possível substituto para o Twitter
A crise no Twitter, comprado por Elon Musk, está levando os internautas a procurarem novas opções de redes sociais e uma delas é o aplicativo indiano Koo, lançado na Índia em 2020. Os brasileiros estão fazendo memes e brincando com o nome da rede social.
Entre os assuntos do momento no Twitter até 17h51 (horário de Brasília) desta sexta-feira (18), quatro dos dez termos mais populares estavam relacionados com as palavras: "Koo App", "O Koo", "Meu Koo" e "Esse Koo".
O que é o Koo?
O aplicativo foi criado na Índia há dois anos em meio a tensões do governo de Narenda Modi com o Twitter, na época acusado de favorecer detratores do governo. O Koo oferece um design parecido com o do microblog comprado por Musk.
A estratégia inicial da plataforma era ser utilizada por indianos que falam um dos 19 idiomas oficiais do país (não só o inglês). E, ao mesmo tempo, se aproveitar de turbulências no Twitter para crescer.
Em 2021, por exemplo, a rede social entrou rapidamente na Nigéria quando o Twitter foi suspenso no país africano.
De acordo com o site Zeenews, o Koo anunciou na última quarta-feira (18) que se tornou o segundo maior microblog disponível no mundo. A estimativa mais recente aponta que a rede social já tenha chegado a 50 milhões de usuários.
A startup responsável por seu desenvolvimento tem 200 funcionários e já levantou US$ 200 milhões de alguns investidores, incluindo empresas norte-americanas, de acordo com a imprensa estrangeira.
Agora, com as instabilidades do Twitter, a plataforma ataca novamente: além de já trazer suporte para o inglês, o serviço promete que vai funcionar em mais idiomas em breve, inclusive em português.