Nacional

Agente da PC é punida depois de publicação no TikTok

Ruana Pedrosa foi punida por divulgar "fatos ocorridos na repartição" e publicar informações sobre "investigações e serviços"

Por Redação 07/12/2022 16h04 - Atualizado em 07/12/2022 17h05
Agente da PC é punida depois de publicação no TikTok
A agente recebeu pena disciplinar de suspensão de 14 dias, segundo portaria publicada na terça-feira (06). - Foto: Reprodução/Redes sociais

A agente policial pernambucana Ruana Pedrosa Andrade, foi punida pela Secretaria de Defesa Social (SDS) por conta de vídeos publicados nas redes sociais. Nas imagens compartilhadas para mais de 290 mil seguidores no TikTok ela aparece com a farda da corporação, distintivo e armas.

Segundo portaria assinada pelo secretário Humberto Freire, publicada na terça-feira (6), a agente recebeu pena disciplinar de suspensão de 14 dias. O documento explicita que a medida é justificada por condutas como divulgação de “fatos ocorridos na repartição”, negligência no cumprimento dos seus deveres e disseminação de “informações sobre investigações e serviços de interesse policial”.

A punição foi convertida em multa de 50% por dia de vencimento ou remuneração, obrigando a servidora a permanecer atuando na função.

Veja na íntegra

@ruanapedrosa O que a Polícia faz com o dinheiro da Fiança? #MulheresEmpoderadas #LuteComoUmaGarota #LugarDeMulherÉOndeElaQuiser #Fiança #Policia #Policial #PoliciaFeminina #MulheresNaPolicia #PoliciaFem #Police #PoliceWoman #ProcessoPenal #CPP #PoliciaCivil #PoliciaMilitar #Feminista #VIRAL #DIREITO ♬ som original - Jeizinha de Recife


Ainda de acordo com a portaria alguns dos vídeos de Ruana “possivelmente” foram produzidos “em recintos de unidades da Polícia Civil de Pernambuco, durante o expediente”. Portanto, o comportamento estaria em desconformidade “às expectativas do padrão”. Ela também teria negligenciado “os deveres de zelar pela dignidade da função policial” que, de acordo com a publicação, deve “ter conduta pública irrepreensível, ser discreta no exercício da função e ser leal às instituições constitucionais”.

*Com informações do Metrópoles