Nacional
Alagoano, ex-ministro é novo vice da associação nacional do Sebrae
O atual do Sebrae Alagoas tomou posse como vice-presidente da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (ABASE) na quarta-feira (21/6). Agrônomo, com longa experiência no Sebrae (de Alagoas e nacional), Vinicius Lages foi ministro do Turismo, chefe de Gabinete da presidência do Senado e diretor do Sebrae Nacional, durante sua passagem recente por Brasília.
Reconhecido por sua atuação no sistema Sebrae, Lages tem excelente trânsito nos setores público e privados, tanto em Alagoas quanto no Distrito Federal.
No retorno para Alagoas, em 2019, Lages assumiu a diretoria técnica do Sebrae Alagoas e a partir de janeiro de 2023, foi eleito diretor-superintendente da instituição.
Bem articulado em todo o pais, Lages vai reforçar, a partir da ABASE a defesa do Sebrae e de todo o sistema S.
Versão oficial
Leia texto da assessoria
Alagoano assume vice-presidência da Associação dos Sebraes Estaduais
A nova diretoria da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase) para gestão 2023-2025 foi empossada na noite desta quarta-feira (21), em Brasília. O evento reuniu os dirigentes de todos os 27 Sebraes do país, além de toda a diretoria do Sebrae Nacional e outras autoridades. O catarinense Anacleto Ortigara assumiu a presidência e Vinicius Lages, diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, é o novo vice-presidente. A diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, e o diretor-técnico, Keylle Lima, prestigiaram a posse.
O presidente da Abase, Anacleto Ortigara, adianta que, neste primeiro momento, a meta é acompanhar o planejamento estratégico que o Sebrae Nacional está realizando nas regiões do país. “A Abase tem voz ativa nesse processo, vamos buscar o melhor para os Sebraes, em total sintonia com todos os Estados,” garante.
O vice-presidente, Vinicius Lages, destacou a importância da Abase como membro do Conselho Deliberativo Nacional, representando as diretorias estaduais. “É um papel fundamental na integração do Sistema Sebrae em sua relação com o Nacional. A proximidade da atuação de cada Sebrae nos estados, e nos diversos rincões do Brasil, além da vida institucional nos municípios, nos territórios onde ocorrem de fato as atividades produtivas, dá à entidade uma visão do conjunto dos desafios de desenvolvimento do país”, afirma.
Segundo ele, é aí que a representação política tem suas bases, razão pela qual a Abase tem sido também uma ponte com o Congresso Nacional na defesa dos interesses dos pequenos negócios, como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Simples, Lei da Inovação e programas de financiamento.
“É isso que assegura o tratamento diferenciado ao segmento que compõe mais de 95% dos negócios no Brasil”, completa Vinicius Lages. A representação do diretor-superintendente na Abase também coloca o Sebrae Alagoas na articulação nacional, apoiando pautas específicas do estado e da região Nordeste”.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou o ativismo estratégico da Abase no contexto do Sistema Sebrae em todo o Brasil e assegurou que a instituição cumpre o importante papel de dar suporte e contribuir com soluções para todos os 27 Sebraes Estaduais.
O evento de posse contou ainda com a palestra do ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, que falou sobre a importância do Sebrae e a função do Poder Judiciário nas decisões que podem afetar as micro e pequenas empresas.