Nacional
Chernobyl alagoana: reportagem mostra envolvimento intermediário na negociação de dívidas da Braskem
Série de reportagens da jornalista Heloísa Vilela, do ICL, desvenda o caso Braskem em Maceió
O canal no Youtube do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), vem exibindo uma série de reportagens "desvendando o caso Braskem", de autoria da jornalista Heloísa Vilela.
No primeiro vídeo da série, publicado em 20 de setembro, a jornalista mostra o impacto do que chamou de Chernobyl alagoana, em referência ao desastre nuclear que acabou com a cidade ucraniana de mesmo nome nos anos 80. O rastro de destruição causado pela mineração da Braskem na capital de Alagoas afetou diretamente cinco bairros e mudou completamente a vida de mais de 50 mil pessoas.
Em março de 2018, um tremor de 2,6 pontos na escala Richter foi sentido em Maceió e, a partir daí, nos meses que se seguiram, o chão começou a ceder e rachaduras apareceram em ruas, casas e prédios, obrigando toda a população desses bairros a deixar suas residências e comércios.
A Braskem extraiu, desde a década de 80, mais de uma tonelada de salgema, matéria prima para vários produtos usados nas indústrias, das 35 minas cavadas pela mineradora dentro da área urbana de Maceió. O cientista político Diego Freitas Rodrigues, coordenador do estudo sobre as consequências do abalo sísmico e aponta inúmeras falhas no licenciamento ambiental da Braskem para atuação em Maceió, principalmente na comunicação aos moradores da região. "As pessoas não sabiam que havia uma área explorada sobre seus pés".
A reportagem mostra ainda o envolvimento do empresário Marcelinho Cabeção, apontado como o principal operador dos recursos desviados na também conhecida Operação Taturana, como um dos responsáveis pela coordenação da exploração na "reunião de Maragogi", que juntou famílias em um clube para negociar a venda das dívidas da Braskem.
Outro ponto abordado durante o trabalho jornalístico de Heloísa Vilela é o valor do acordo da Mineradora ao município de Maceió, de R$ 1,7 bilhão.
Veja o vídeo completo:
EXCLUSIVO: Heloísa Villela desvenda o caso Braskem - parte I - YouTube