Nacional
Concurso Público Nacional Unificado: edital será divulgado em janeiro de 2024
O certame ofertará 6.640 oportunidades distribuídas entre 21 órgãos públicos
O cronograma do Concurso Público Nacional Unificado foi atualizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O edital, com todas as regras do certame, será divulgado em 10 de janeiro de 2024. As inscrições começam em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. A realização da prova tem nova data indicativa de 5 de maio.
O calendário foi estabelecido em acordo entre o Ministério da Gestão e a Cesgranrio, banca responsável pela elaboração das provas. O objetivo é garantir tempo suficiente para produção do material, além de atender a uma demanda dos próprios candidatos. "Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar e se preparar para a prova", alegou a ministra Esther Dweck, referindo-se as datas previstas para publicação do edital e realização da prova.
Mais cidades
Outra novidade é que o exame agora será realizado em 217 cidades. A ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma localidade.
As novas cidades são: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanau (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (AP). Hortolândia (SP), Jacarei (SP). Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP). Osasco (SP), Paulinia (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP), Vinhedo (SP).
O Concurso Público Nacional Unificado ofertará 6.640 oportunidades distribuídas entre 21 órgãos públicos. O exame será dividido em duas partes: a primeira, com questões objetivas de matriz comum a todos os candidatos; e a segunda, com provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
*Com Correio Braziliense