Nacional

20% da Floresta Nacional foi queimada; há suspeita de incêndio criminoso

Fogo começou na manhã de terça-feira (3) e continua na manhã desta quarta-feira (4). Três pessoas foram vistas onde focos começaram, segundo ICMBio.

Por G1 04/09/2024 10h10
20% da Floresta Nacional foi queimada; há suspeita de incêndio criminoso
Incêndio atinge Floresta Nacional de Brasília - Foto: TV Globo/Reprodução

Cerca de 20% da área total da Floresta Nacional de Brasília (Flona) foi queimada durante o incêndio que começou na manhã de terça-feira (3) e contina na manhã desta quarta-feira (4). A informação foi confirmada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

"A estimativa preliminar são de 1,2 mil hectares queimados, em torno de 20% da área total da Flona, mas ainda vamos confirmar", disse Fábio dos Santos Miranda, chefe da Flona.

A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, já que três pessoas foram vistas no local, segundo Miranda. A Polícia Federal investiga o caso, disse Fábio Miranda à TV Globo.

"Tivemos a informação de que três pessoas estariam circulando justamente na área onde começaram os focos de incêndio", disse o chefe da Flona.

O parque foi fechado por causa dos incêndios. Entre as áreas afetadas, estão nascentes de água importantes para o abastecimento da população do Distrito Federal.

Os equipamentos usados para combate às chamas são básicos, como bomba costal de 20 litros, abafadores e soprador. Os helicópteros do Corpo de Bombeiros não estão sendo usados para combater o fogo, pois estão em manutenção.

O que é a Flona


Criada em 1999 por um decreto presidencial, a área é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa do Distrito Federal, o Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do DF.

A 22 km do centro da capital, a área de visitação fica ao lado da BR 070, próximo à Taguatinga. A cobertura vegetal da Flona é constituída de talhões de eucaliptos e pinus, pastos abandonados e áreas em recuperação que dividem espaço com importantes amostras de vegetação de Cerrado.

Com entrada gratuita, a área tem trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta. No local está a maior trilha de Mountain Bike sinalizada em uma unidade de conservação do país: o Circuito Flona.

O objetivo do decreto presidencial de 1999 era constituir um cinturão verde que assegurasse a preservação dos mananciais e do Parque Nacional de de Brasília.