Nacional

Vídeo: Adolescente fica com perna presa em pedra e é surpreendido por tromba d'água

Bombeiros conseguiram salvar o garoto de 13 anos, que tentava atravessar o rio Limoeiro, em Além Paraíba, quando o nível da água subiu repentinamente

Por O TEMPO 04/12/2024 13h01
Vídeo: Adolescente fica com perna presa em pedra e é surpreendido por tromba d'água
Vídeo mostra momentos de angústia dos moradores que acompanharam o resgate - Foto: BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO

A tentativa de atravessar um rio a pé, na tarde da última terça-feira (3 de dezembro), quase terminou em tragédia na cidade de Além Paraíba, na região da Zona da Mata. Um adolescente de 13 anos acabou ficando com uma das pernas presa nas pedras, sendo surpreendido em seguida com o aumento repentino do nível da água, fenômeno conhecido como "tromba d'água" ou "cabeça d'água".

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incidente aconteceu durante uma "chuva torrencial" enquanto o menor fazia a travessia do rio Limoeiro, que corta o município. Os militares já se encontravam nas proximidades do local, conseguindo utilizar cordas para ancorar e garantir a segurança dos agentes que entrariam na água para fazer o resgate.

Assista:


"Após a entrada na água de dois integrantes da guarnição, os dois bombeiros tiveram muita dificuldade na aproximação da vítima devido a correnteza, que não parava de aumentar. Quando conseguiram, o militar passou um anel de fita pelo tórax da vítima de maneira a permitir que ela relaxasse seu corpo em segurança, pois ela estava exausta", detalhou o Corpo de Bombeiros em nota divulgada.

Tromba d'água

A dificuldade que já era grande, devido à correnteza aumentada pela chuva, se tornou ainda maior quando os militares e o adolescente acabaram sendo surpreendidos pela tromba d'água. Um dos militares dos bombeiros chegou a sofrer cortes no braço e barriga após ser arrastado em pedras enquanto protegia a vítima.

"Após controlar a situação, o militar informou que a vítima estava ancorada nele e o outro militar poderia liberar sua perna, que estava presa em uma rocha. A remoção do membro ocorreu com sucesso. Após isso, o chefe da guarnição, com apoio de policiais militares, puxaram a cordas trazendo todos que estavam na água para a margem do rio, findando qualquer risco", continua a corporação.

Apesar do susto, o adolescente resgatado sofreu apenas um pequeno machucado em uma das pernas e uma leve hipotermia, pelo longo tempo dentro da água. Ele foi encaminhado por uma viatura da Polícia Militar (PM) para o Hospital São Salvador e, felizmente, não corria risco de morte.