Nacional

Governo contrata empresa para reconstrução da ponte entre Maranhão e Tocantins

Nova estrutura terá ciclovia, acostamento e será mais longa; prazo para conclusão é dezembro de 2025

Por Redação com Agência Brasil 31/12/2024 15h03 - Atualizado em 31/12/2024 15h03
Governo contrata empresa para reconstrução da ponte entre Maranhão e Tocantins
Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), caiu no domingo (22/12) - Foto: Prefeitura de Estreito

O Ministério dos Transportes anunciou nesta terça-feira (31) a contratação emergencial de um consórcio para reconstruir a ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão e Tocantins. A obra, avaliada em R$ 171,9 milhões, deve ser concluída até 22 de dezembro de 2025, exatamente um ano após o colapso da estrutura. 

A nova ponte será sete metros mais larga que a anterior e contará com acostamento, passeio e ciclovia, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O valor contratado inclui a demolição da ponte antiga, a construção de novas fundações e a melhoria dos acessos aos municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). 

A queda da ponte, ocorrida em 22 de dezembro, deixou 11 mortos e seis desaparecidos, além de causa preocupação ambiental devido ao transporte de materiais perigosos em veículos que caíram no Rio Tocantins.  

Até o momento, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou que análises preliminares não detectaram vazamentos de substâncias tóxicas. 

A Polícia Federal e o Dnit abriram investigações para apurar as causas do desabamento. Uma comissão do Dnit terá 120 dias para apresentar um relatório sobre as responsabilidades pelo incidente.