Nacional
VÍDEO: sucuri grávida morre atropelada e cerca de 40 filhotes são expelidos em rodovia de MT
De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, o animal estava no final da gestação
Uma sucuri-verde (Eunectes murinus) que estava grávida morreu e teve cerca de 40 filhotes expelidos da barriga ao ser atropelada em Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, na MT-338, nesta segunda-feira (6). O animal tinha cerca de 5 metros de comprimento.
De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, a cobra estava na reta final da gestação e prestes a parir os filhotes. Em entrevista ao G1, Henrique contou que a espécie é considerada a serpente mais pesada do mundo, podendo ultrapassar os 100 kg. Outro fato curioso, é que durante o período reprodutivo, a sucuri-verde fêmea pode ficar até duas vezes maior que o macho.
Henrique contou que esse tipo de acidente é bem comum de ser registrado no estado, já que esses animais dependem de fontes externas de calor para regular a temperatura corporal e muitas vezes buscam se aquecer às margens de estradas.
“Elas costumam procurar áreas aquecidas, como a beira de estradas, para aumentar o metabolismo, principalmente após se alimentarem e aí o carro acaba passando em cima”, explicou.
Além de escolher com qual macho ela irá copular, em alguns casos, a fêmea também escolhe qual deles vai servir como refeição. Segundo o biólogo, em alguns casos a sucuri pode se alimentar de um dos machos, já que durante o 'bolo reprodutivo', vários se aproximam da fêmea, devido ao feromônio, substância química que permite a comunicação entre indivíduos da mesma espécie.
"O 'bolo reprodutivo' é quando vários machos entram na disputa pela fêmea. Na hora, ela só copula com o qual ela decidir, podendo ser mais de um, e esporadicamente, ela pode escolher um macho para ser devorado", explicou.
Henrique disse ainda que o atropelamento de animais silvestres em rodovias de Mato Grosso evidencia um grave desequilíbrio ambiental causado pela falta de infraestrutura adequada para proteger a fauna local. De acordo com ele, milhões de animais, como cobras, lagartos, pássaros e até grandes mamíferos, são mortos anualmente em estradas que atravessam áreas naturais.
O pescador e youtuber, Ederson Negri Antonioli, que fez o registro, disse ao g1 que, quando encontrou a cobra, ainda havia partes dela que se mexiam. Imagens registradas por ele mostram a sucuri morta no meio da estrada ao lado de dezenas de filhotes, que também não sobreviveram.