Nacional

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Marçal foi condenado por abuso de poder político e econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação ilícita de recursos

Por Eduardo Pereira* com Assessoria 22/02/2025 09h09 - Atualizado em 22/02/2025 09h09
Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Marçal foi punido com oito anos de inelegibilidade, mas pode recorrer - Foto: Reprodução/Instagram

O empresário e influenciador digital Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo em 2024 está inelegível por oito anos pela Justiça Eleitoral. A decisão foi tomada pelo juiz Antonio Maria Patiño, nesta sexta-feira (21), mas ainda cabe recurso.

Marçal foi condenado por abuso de poder político e econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação ilícita de recursos.

A Justiça considerou irregular um vídeo divulgado no Instagram, no qual Marçal oferecia apoio a candidatos a vereador que doassem R$ 5 mil via Pix para sua campanha. Além disso, outra publicação promovia um formulário de doações, que, segundo a decisão, mascarava a venda de apoio político como arrecadação eleitoral.

De acordo com o juiz, Marçal também disseminou fake news sobre o financiamento eleitoral e fez propaganda negativa contra adversários. Sua vice-candidata, Antonia de Jesus, não foi punida, pois não comprovação de participação direta.

A assessoria de Marçal informou que sua defesa recorrerá da decisão.

"Gravei milhares de vídeos de apoio político para candidatos a prefeito e vereadores em todo o país e estou em paz por não ter feito nenhum vídeo em troca de apoio financeiro, conforme demonstrado na prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral. Continuo acreditando na Justiça e tenho certeza de que tudo será esclarecido durante o processo de recurso", afirma a nota.