Nacional

Inscrições do Enem são prorrogadas até quarta-feira (27)

Alunos da rede pública terão gratuidade assegurada na inscrição

Por Agência Alagoas 22/05/2020 19h07
Inscrições do Enem são prorrogadas até quarta-feira (27)
Ingrid Raquel, da Escola Edmilson Pontes, estuda para o Enem/ Foto: Reprodução - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciou nesta sexta-feira (22) que as inscrições para o exame foram prorrogadas até às 23h59 do dia 27 de maio. Ainda de acordo com o órgão, o pagamento do boleto pode ser realizado até o dia 28 deste mês.

Em nota na sua página oficial, o órgão informa que a decisão foi tomada após “entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio”.

No último dia 20, o Ministério da Educação (MEC) havia anunciado o adiamento do calendário de aplicação das provas em um período de 30 a 60 dias em relação ao que estava inicialmente previsto no edital (que estipulava a realização das provas no mês de novembro). O Ministério e o Inep informaram que, no final de junho, será feita uma consulta pública com os candidatos, na Página do Participante, para a definição das novas datas de aplicação das provas.

Gratuidade – Os candidatos que são da rede pública de ensino terão, agora, até o dia 27 de maio, para garantir a gratuidade na taxa de inscrição do exame. Para eles, a isenção é assegurada pelo sistema no momento de inserção de dados para a inscrição.

Para fazer a inscrição, o candidato deve entrar no site Inep pelo link enem.inep.gov.br e clicar na página do participante. Segundo o instituto, a gratuidade da taxa de inscrição será garantida “a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis estabelecidos nos editais do Enem, mesmo sem o pedido formal dos inscritos”. Ainda de acordo com o órgão, “a regra se aplica inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência”.

Vale ressaltar que, mesmo as pessoas que já tiveram sua solicitação de isenção aceita precisam se inscrever, pois a isenção não garante a inscrição.

Os estudantes da rede estadual que venham a ter dificuldades para a inscrição podem solicitar apoio de suas escolas para fazê-lo.