Nacional

Com gripe e febre, Bolsonaro faz teste para Covid-19

Presidente cancela agenda oficial para fazer exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília

Por Redação com Jornal de Alagoas com G1 06/07/2020 21h09
Com gripe e febre, Bolsonaro faz teste para Covid-19

O presidente da República cancelou a agenda de compromissos oficiais para fazer exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Com gripe e febre, Jair Bolsonaro fez um novo teste para o novo coronavírus. O resultado deve sair até as 12h desta terça-feira (07).

Ao retornar à residência oficial do Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (6), Jair Bolsonaro conversou à distância com apoiadores e afirmou que fez uma radiografia do pulmão e um exame para detecção da covid-19. Os exames foram realizados pela manhã.

Em vídeo divulgado por um dos apoiadores, o presidente afirmou que está bem. “Eu estou evitando [aproximação com pessoas] que vim do hospital agora. Fiz uma chapa do pulmão. Está limpo o pulmão, tá certo? Vou fazer o exame do covid agora há pouco, mas está tudo bem”, afirmou.

O presidente que usava máscara durante a conversar com os apoiadores e reforçou: “Não dá para chegar muito perto, não. Recomendação para todo mundo”, disse ao descer do carro oficial.

Segundo o Portal G1, um apoiador perguntou se poderia tirar a máscara para fazer uma foto com Bolsonaro. “Em um primeiro momento, o presidente diz que o apoiador pode tirar a proteção. Mas depois emenda: ‘Quer dizer... Não mandei você tirar. Você tirou porque você quis’, o que provoca risos dos demais.”, registrou o G1.

Outros testes

O presidente Bolsonaro já fez outros três testes para detecção do coronavírus, após retornar de uma viagem oficial aos Estados Unidos, em março. Ao longo daquele mês, pelo menos 23 pessoas da comitiva oficial apresentaram sintomas e fizeram exames que resultaram positivo para coronavírus.

Segundo o G1, “desde o início da pandemia, Bolsonaro descumpriu várias recomendações da Organização Mundial da Saúde e de especialistas para evitar contaminação pelo coronavírus, como evitar aglomerações, usar máscaras e manter distanciamento social.”

Ausência

O presidente não participou de cerimônia no Palácio do Planalto comemorativa aos cinco anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, na tarde desta segunda-feira. Durante o evento, a ministra Damares Alves (Direitos Humanos) assinou um protocolo de intenções de cooperação técnica para o desenvolvimento de sistema unificado que será base para o cadastro inclusão, criado pela lei de 2015.