Nacional

Agências do INSS fecham em Fortaleza após suspeita de Covid-19 entre servidores

Serviços já agendados nas unidades serão remarcados

Por G1 19/09/2020 18h06
Agências do INSS fecham em Fortaleza após suspeita de Covid-19 entre servidores
Foto: José Leomar/SVM

Quatro das cinco agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Fortaleza que voltaram a ofertar serviços presenciais fecharam novamente devido à suspeita de que servidores do órgão foram contaminados pela Covid-19. As unidades haviam retomado as atividades presenciais na segunda-feira (14), com reclamação de beneficiários que relataram não terem obtido atendimento.

Além da suspeita de infecção entre funcionários, o laudo técnico do Ministério da Economia sobre a vistoria nas agências cita pontos de inadequação como:

- Falta de termômetro para aferir temperatura de servidores e beneficiários;
- Sem disponibilidade de álcool gel;
- Ausência de ventilação com a segurança sanitária exigida pela Anvisa;
- Distanciamento mínimo entre os guichês de atendimento.

Serviços ofertados

Conforme a Previdência Social, os serviços oferecidos (serviço social, reabilitação profissional, cumprimento de exigência, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios) serão remarcados, e os servidores ficarão trabalhando em casa, "sem prejuízo para novos pedidos de benefício e atualizações das prestações já pagas".

Já a perícia médica segue suspensa, e atendimentos já agendados precisam ser remarcados. Os agendamentos que já haviam sido feitos para as agências de Parquelândia, em Fortaleza, e nas demais cidades do Ceará abertas na segunda-feira (14), não foram alterados, garantiu o órgão.

Perícia Médica

Por causa de uma discordância entre o INSS e a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), que acusa a Previdência Social de não garantir a segurança sanitária para os servidores nas agências, a perícia médica segue suspensa, devendo ser remarcada.

Em nota, o INSS informou que o Cumprimento de Exigências deve ter o agendamento alterado para Exigência Expressa, cujas urnas seguirão disponíveis nas unidades fechadas.

Na sexta-feira, o Ministério da Economia publicou, em edição extra do "Diário Oficial da União", um edital de convocação imediata para que peritos médicos federais e supervisores médico-periciais voltem a atender nas agências do INSS.

A convocação vale para os profissionais lotados nas 150 agências que, segundo o governo, já passaram por vistoria e estão liberadas para o trabalho presencial. A lista de agências foi publicada junto com a convocação.