Nacional

Entrada de estrangeiros é liberada nos aeroportos brasileiros

Desde que requisitos migratórios sejam cumpridos

Por Agência Brasil 25/09/2020 12h12
Entrada de estrangeiros é liberada nos aeroportos brasileiros
Foto: Divulgação

A entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, em todos os aeroportos do Brasil, foi autorizada pelo governo federal, através de uma medida publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24). Também foi prorrogada, por 30 dias, a restrição à entrada de estrangeiros "por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário."

O governo já havia liberado parcialmente a entrada de estrangeiros por via aéra, em julho, mantendo a restrição em alguns aeroportos do Brasil. 

Desde a restrição de voos internacionais e a entrada de entrangeiros no território brasileiro, em razão da pandemia do coronavírus, o governo vem avaliando as medidas que devem ser mantidas.

A entrada de estrangeiros está permitida a partir do cumprimento dos requisitos migratórios. Aqueles que vierem ao Brasil para uma viagem curta, de até 90 dias, deverão apresentar, antes do embarque, o comprovante de aquisição de seguro válido no Brasil, para gastos de saúde.

Com o aval da Casa Civil, juntamente com os ministérios da Saúde, Infraestrutura, Justiça e Segurança Pública, o estrangeiro que estiver em país de fronteira terrestre com o Brasil e precisar atravessá-la para embarcar em voo de retorno a seu país de residência, entrará com autorização da Polícia Federal e irá se dirigir diretamente ao aeroporto. Para isso, deverá apresentar demanda oficial da embaixada ou do consulado do seu país e os bilhetes aéreos correspondentes.