Nacional

Mapa investiga sementes enviadas com produtos comprados pela internet

Embaixada da China informou que os endereços dos remetentes das sementes supostamente chinesas são falsos

Por CNN Brasil e Poder 360 30/09/2020 11h11
Mapa investiga sementes enviadas com produtos comprados pela internet
Imagem Ilustrativa; Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu, nessa segunda-feira (28), um alerta para o recebimento de pacotes de sementes não solicitadas, vindas da China. De acordo com a pasta, o material já foi enviado para 36 pessoas, em oito estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde foram registrados 13 casos. Embaixada da China informou por meio de nota que os endereços dos remetentes das sementes supostamente chinesas são falsos.

Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado gaúcho, os pacotinhos são enviados junto com todo tipo de compra feita pela internet: desde produtos agrícolas, até escova de cabelo, por exemplo. O Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do RS, Ricardo Felicetti, conta que também houve registro do envio dos grãos misteriosos fora do Brasil. "O fato de serem sementes causa estranheza, principalmente pelo risco de disseminação de pragas", explica.

A orientação do Ministério é que os brasileiros tenham cuidado e não abram encomendas que não tenham sido pedidas. O alerta vale para recebimento de produtos que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China.

Caso o cidadão venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, a orientação é que não abra o pacote, nem jogue no lixo, para evitar que o grão entre em contato com o solo e possa causar prejuízos para áreas agrícolas e ao meio ambiente.

Os materiais de todas as regiões foram enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia para as análises técnicas.

As sementes são enviadas muitas vezes como complementos de pedidos feitos nos países asiáticos. Mas há relatos de pessoas que não encomendaram nada em sites chineses e receberam os pacotes como “brindes”. Em alguns deles, na descrição do produto, está escrito que seriam joias.

Nota:

“Sementes de plantas são artigos proibidos como importados (ou em trânsito) ou apenas admitidos condicionalmente para os países membros da UPU (União Postal Universal). O China Post segue estritamente as disposições da UPU e proíbe o transporte de sementes pelos correios. Segundo a Cidasc o estado de Santa Catarina do Brasil encontrou recentemente algumas embalagens de sementes com etiquetas de endereço sugerindo que elas foram enviadas da China. Após verificação com o China Post, essas etiquetas de endereço se revelaram falsas com layouts e informações errôneos.”