Nacional

Polícia Federal mira corrupção na Infraero

Investigação trata de fraudes em licitações de quiosques em Congonhas e Santos Dumont

Por O Globo 21/10/2020 09h09
Polícia Federal mira corrupção na Infraero
Arquivo O Globo

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira operação que visa a obter mais elementos sobre um esquema de corrupção investigado na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Nesta operação, denominada Índia, estão sendo cumpridos dezenove mandados de busca e apreensão em cinco estados — SP, RJ, BA, PR e RN — e no Distrito Federal, mobilizando, aproximadamente, noventa policiais federais.

Segundo as investigações, as condutas suspeitas, praticadas por empregados da Infraero e por empresários dos ramos de turismo e de alimentação, entre os anos 2016 e 2018, consistiam em fraudar licitações das áreas “lounge” e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Com o esquema, acabavam subavaliando essas áreas e desqualificando dos certames empresas que não estivessem associadas ao grupo. Assim,  permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de R$ 10 milhões.

A investigação foi iniciada após denúncias feitas pelo Ministério da Infraestrutura, após procedimento apuratório interno da própria Infraero.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios.