Nacional

TSE neutralizou tentativa de ataque a sistemas, diz Barroso

Foram feitos múltiplos acessos pela internet com o objetivo de provocar uma sobrecarga no sistema

Por UOL 15/11/2020 17h05
TSE neutralizou tentativa de ataque a sistemas, diz Barroso
Ministro Barroso | Foto: reprodução

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, afirmou na tarde de hoje que uma tentativa de ataque aos sistemas do tribunal conseguiu ser neutralizada. Segundo o ministro, foi feita uma tentativa de múltiplos acessos pela internet aos sistemas do TSE, com o objetivo de provocar uma sobrecarga no sistema e tirá-lo do ar.

A tentativa de ataque não teve como alvo o sistema de apuração e totalização dos votos, que, portanto, não foi afetado. O envio das informações das urnas ao TSE é feito por meio de uma rede criptografada do próprio tribunal, que não foi atingida.

O presidente do TSE disse que na próxima entrevista, às 20h, poderá dar mais informações sobre o caso, que ainda está sendo apurado.

“Sobre a questão do ataque, para falar a verdade, tive conhecimento recente porque aconteceu agora há pouco. Soube que foi neutralizado, que foi esta tentativa de simultaneamente ter uma grande quantidade de pessoas entrando para derrubar o sistema. Isso foi neutralizado pelo TSE com o auxílio das empresas de telefonia”, afirmou o ministro.

Ao longo do dia, eleitores relataram instabilidade no aplicativo e-Título do TSE, utilizado para a identificação do eleitor e também para a justificativa de ausência e consulta ao local de votação.

Essa instabilidade, segundo Barroso, não teve relação com a tentativa de ataque ao sistema do tribunal, e foi provocada pelo grande número de acessos e pelo fato de o TSE ter retirado da rede um dos dois servidores do tribunal.

A desconexão do servidor foi adotada como medida de prevenção a ataques hacker aos sistemas. O TSE decidiu reforçar as medidas de segurança, segundo Barroso, após o ataque ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) no início do mês.

“Tiramos um servidor da rede e fizemos o backup de tudo que era importante como garantia de que, se por acaso o sistema de defesa não funcionasse e houve a invasão, nós teríamos um servidor com todas as informações relevantes fora do sistema”, disse Barroso.

“Com esse servidor desligado, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga e apresentou uma instabilidade dois, três dias atrás. E esse desligamento do primeiro servidor, em medida significativa, afetou o desempenho ótimo do e-Título”, disse o presidente do TSE.

Ataque ao STJ

No início do mês, um ataque hacker afetou sistemas do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Segundo a Corte, durante a invasão, dados do STJ foram criptografados, com isso, sessões foram suspensas e o site ficou fora do ar.

O Ministério da Saúde e o governo do Distrito Federal informaram que também sofreram ataques e apresentaram instabilidade.