Nacional

Empresa brasileira avança em vacina contra Covid-19

Anvisa já declarou apoio para testagem do novo imunizante em humanos

Por Redação com Techmundo 16/02/2021 16h04
Empresa brasileira avança em vacina contra Covid-19
Foto: Reprodução

A startup brasileira Farmacore, juntamente à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de são Paulo (FMRP-USP), estão trabalhando com a companhia estadunidense PDS Biotechnology em um novo imunizante chamado Versamune-CoV-2FC, que está pronto para avançar para os testes com humanos.

A empresa nacional é a responsável pela tecnologia de proteína recombinante do imunizante, que será aliada aos mecanismos de ativação do sistema imunológico desenvolvidos pela PDS.

Segundo a presidente da Farmacore, Helena Faccioli, a Versamune-CoV-2FC também ativa a via do IFN Tipo 1. O mecanismo garante uma ação mais efetiva contra o vírus, além de uma resposta imunológica mais duradoura.

Apoio da Anvisa

O imunizante já recebeu o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está avançando. Agora, o desenvolvimento está nos estágios finais dos testes pré-clínicos. O passo seguinte para a vacina é o início dos testes clínicos, que envolvem humanos.

De acordo com as estimativas da representante da Farmacore, a próxima fase de desenvolvimento do imunizante será iniciada em maio. "Os resultados obtidos demonstram que a vacina é eficaz, segura, e está pronta para avançar para a fase clínica com segurança e baixo risco tecnológico."

Helena ainda afirma que o objetivo é testar a vacina em aproximadamente 30 mil voluntários. A próxima fase de desenvolvimento deve durar mais de um ano, mas os resultados obtidos nos primeiros três meses da próxima etapa podem ser utilizados para acelerar a produção do imunizante, caso os dados sejam aprovados pela Anvisa.