Nacional

Para desviar foco da CPI da Pandemia, Bolsonaro conspira contra STF

Presidente pressiona pela instauração de procedimentos de impeachment de ministros

Por Redação com Rede Brasil Atual 12/04/2021 12h12
Para desviar foco da CPI da Pandemia, Bolsonaro conspira contra STF
Foto: Reprodução

Em conversa com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), divulgada pelo próprio parlamentar, Bolsonaro foi flagrado pressionando pela abertura de processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de uma retaliação à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que obrigou o Senado a instalar a CPI da Pandemia.

Para tentar desviar o foco da sua gestão diante da pandemia, Bolsonaro e senadores aliados também buscam ampliar o escopo da comissão, investigando também os governos estaduais e municipais.

“Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada”, disse Bolsonaro, pressionando Kajuru a “espremer” os ministros da Suprema Corte.

“Você tem de fazer do limão uma limonada. Tem de peticionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment (de ministros) também”, acrescentou. Kajuru responde que já entrou com pedido de afastamento do ministro Alexandre de Morais. Também disse que ele e outros senadores pretendem investigar prefeitos e governadores. Avisado pelo senador que a conversa seria divulgada, Bolsonaro consentiu: “Tudo bem, tudo o que falei está falado”, afirmou.

Na manhã desta segunda-feira (12), “Kajuru” e “CPI da Covid” apareciam entre os termos mais citados do Twitter, somando juntas mais de 100 mil menções.

Também vale destacar que o próprio senador Kajuru foi um dos signatários da ação no STF pleiteando a instalação da CPI. O motivo foi o fato de a criação da comissão não ter sido determinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apesar de contar com assinaturas de 32 senadores, superando o mínimo necessário de um terço.

Acompanhe a conversa entre Bolsonaro e Kajuru aqui: