Nacional

Senador Renan Calheiros deve ser o relator da CPI da covid-19

Nome do senador alagoano aparace como favorito nas indicações entre os parlamentares

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 15/04/2021 18h06
Senador Renan Calheiros deve ser o relator da CPI da covid-19

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 no Senado, apesar das tentativas do Palácio do Planalto, tem maioria de parlamentares considerados críticos ao governo. E o líder da maioria, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) é apontado como favorito para assumir a relatoria da CPI da Pandemia.

Experiente, bem articulado, o ex-presidente do Senado é o nome preferido pela oposição a Bolsonaro para assumir o comando da CPI, segundo o blog de Guilherme Amado, da Época.

‘’Há entre a oposição do Senado uma torcida para Renan Calheiros assumir a presidência ou a relatoria da CPI da Covid. A leitura é que Renan blindaria governadores e que teria chances de mostrar uma atuação mais forte contra o Planalto, por ser crítico contumaz do governo’’, disse o jornalista.

Segundo análise do jornalista Edivaldo Júnior, para o Governo de Alagoas, Renan Calheiros na relatoria da CPI é um ‘’pesadelo’’. Tanto que, nos bastidores, líderes do governo ainda tentam convencer outros senadores a escolherem outro parlamentar do MDB, o líder da bancada, Eduardo Braga (AM). Avaliam que ele seria mais “moderado” para o cargo.

Indicação

Os membros da CPI foram indicados nessa quarta-feira, 14. O MDB indicou Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL).

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o nome de Renan Calheiros ganhou força nessa quarta-feira, quando pelo menos 6 dos 11 indicados para a comissão se manifestaram favoráveis ao senador alagoano. A única saída do governo Bolsonaro é conseguir eleger um aliado na presidência da CPI que aceite barrar a pressão pela relatoria de Renan Calheiros.