Economia

Lojistas acreditam na reabertura dos shoppings de AL até o final de junho

Por Gazetaweb.com 08/06/2020 17h05
Lojistas acreditam na reabertura dos shoppings de AL até o final de junho
Clientes caminham no shopping. Foto: Arquivo/Gazeta de Alagoas.

Os lojistas dos shoppings de Alagoas acreditam que os estabelecimentos comerciais devem reabrir até o final do mês de junho, em todo o estado. O novo decreto de isolamento social, no entanto, tem validade até a próxima quarta-feira, dia 10, o que pode antecipar a reabertura, porém, com todas as lojas seguindo as medidas de segurança cabíveis, a fim de conter a disseminação do novo coronavírus. 

De acordo com a presidente da Associação dos Lojistas do Maceió Shopping (ALMACS), Lana Rettore, até o final do dia, uma reunião deve acontecer, para que seja traçado o funcionamento das lojas, caso haja a flexibilização na quinta-feira, dia 11. 

"Hoje, no final do dia, terei uma reunião com os representantes do shopping para me inteirar sobre o que pode ocorrer. No nosso último alinhamento, foi decidido, para o próximo decreto, uma possível flexibilização de algumas empresas, de acordo com o tamanho de cada uma, porém, não é nada certo", disse a presidente. 

Ela contou, ainda, que a expectativa é de que, até o final de junho, todos os estabelecimentos passem a funcionar de portas abertas. 

Lana destacou, também, que os lojistas estão se preparando para um novo momento do varejo, visto que a pandemia mudou o funcionamento de estabelecimentos, que passaram a atender de modo on-line. 

"Estamos tentando nos preparar para um novo momento do varejo. Um formato que muitas lojas já vinham e começaram a praticar, que é a venda on-line, independente de ser em site ou aplicativos de mensagens. No meu ponto de vista, vamos enfrentar um caminho novo, que requer adaptação, otimismo e, principalmente, planejamento", pontuou. 

"Eu acredito que a saúde e segurança da população e dos inúmeros colaboradores que fazem parte do varejo estão em primeiro lugar. As lojas estão se preparando, se organizando para poder oferecer essa segurança. Três meses de portas fechadas, para muitos, é impossível de se recuperar. Quanto mais tempo sem faturamento, pior. Mas, acreditamos nos órgãos e setores responsáveis por essas determinações e esperamos que tudo seja feito com muita responsabilidade e pensando no melhor para todos. Nosso comércio e profissionais são muito resilientes", completou Lana Rettore.

Em outros estados do país, contudo, alguns shoppings já se encontram de portas abertas, porém, conforme a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), com vendas até 70% menores. Cerca de 230 empreendimentos estão com as portas abertas no país, equivalente a 40% dos 577. 

À Gazetaweb, Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, destacou que a mesma situação pode ocorrer em Alagoas, mas com previsão de as vendas se normalizarem em até dois meses. 

"Infelizmente, todos os shoppings que estão abrindo estão registrando queda de até 70% nas vendas, em comparação com a realidade antes da pandemia. Mas, aqueles que estão abertos há mais de 30 dias dizem que, a cada semana, as vendas aumentam um pouco. Na verdade, ainda há muita gente falando em ficar em casa, porém, não conseguem ficar mais de 90 dias em isolamento, e o natural é cada uma delas começar a sair", pontuou Sahyoun.