Economia

Sefaz: Consulta pública da Nota Fiscal Eletrônica sofrerá modificações

verificação completa pelos participantes envolvidos na operação passará a requerer autenticação por usuário e senha

Por Ascom Sefaz 14/07/2020 19h07
Sefaz: Consulta pública da Nota Fiscal Eletrônica sofrerá modificações
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

Visando uma maior segurança no acesso aos dados da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, realizado através da internet, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) informa que a consulta pública realizada através da chave de acesso da NF-e sofrerá alteração, em conformidade com o disposto no Ajuste SINIEF 16/2018 de 01/11/2018.

Esta alteração visa restringir o acesso às informações através de robôs ou serviços de quebra de captcha contratados para formação de base de dados capturados através da consulta pública da NF-e na internet.

A consulta completa pelos participantes envolvidos na operação, como emitente, destinatário e terceiros autorizados no campo próprio da NF-e, passará a requerer autenticação por usuário e senha.

Desta maneira, os contribuintes do ICMS/AL poderão ter acesso à consulta completa com a senha do portal do Contribuinte, como também as consultas completas às NF-e, destinadas ao CPF e CNPJ sem Inscrição Estadual, serão realizadas com a senha da Nota Fiscal Cidadã (NFC).

Para os consulentes não envolvidos na operação, e que têm a informação da chave de acesso da NF-e obtida através do DANFE, será disponibilizada uma consulta resumida, que permitirá a verificação e validação da autenticidade do citado documento.

Em relação aos servidores fazendários, a consulta completa pode ser conferida no Sistema de Consultas e Relatórios da Nota fiscal Eletrônica através do endereço http://nfeas.sefaz.al.gov.br/ constante na intranet, já está disponível apenas com a utilização da senha do SCA.