Economia

Samu Aeromédico: alagoano garante transporte interestadual para pacientes há dez anos

No primeiro semestre deste ano, oito pacientes foram transportados de Maceió para o Recife (PE)

Por Sesau 28/07/2020 15h03
Samu Aeromédico: alagoano garante transporte interestadual para pacientes há dez anos
Divulgação Assessoria, Foto: Reprodução

Realizar um transporte rápido, reduzindo o tempo resposta do atendimento, com o propósito de realizar um procedimento de urgência, que pode salvar a vida do paciente. Para essa situação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibiliza o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aeromédico, onde um helicóptero é acionado para fazer um resgate ou a transferência de uma pessoa, como ocorreu no primeiro semestre deste ano, quando oito usuários foram transferidos de Maceió para Recife (PE).

Entre os pacientes que precisaram do Samu Aeromédico, está o pequeno Enzo Daniel Ferreira de Omena, hoje com 2 meses. Ele nasceu com uma cardiopatia congênita e precisou ser levado para a capital pernambucana quando tinha somente 15 dias de vida. Transportado da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, o bebê foi levado pelo helicóptero até o Real Hospital Português, em Recife.

Alagoas é o único do Nordeste a possuir uma aeronave exclusiva para realizar esse tipo de atendimento.

Décimo ano

O Samu Aeromédico de Alagoas completou 10 anos de atividades em fevereiro desse ano. Entre os meses de janeiro e junho, as equipes realizaram 156 ocorrências, no decorrer de uma década de socorros prestados, foram 2.022 atendimentos realizados.