Economia

Alagoas retoma voos internacionais e regionais

Empresas aéreas estão retomando gradativamente as operações para o Estado

Por Blog do Edivaldo Jr 30/08/2020 11h11
Alagoas retoma voos internacionais e regionais
Imagem Ilustrativa / Foto: Reprodução

Segundo matéria publicada no blog do jornalista Edivaldo Jr, até março deste ano, no começo o Aeroporto de Maceió recebia em média 28 voos diários, além de uma programação que incluía a ampliação linhas nacionais, regionais e até internacionais na temporada de turismo de meio de ano.

“A chegada do novo coronavírus impactou imediatamente a malha aérea, que teve o número de voos reduzido em mais de 90%. O setor enfrentou um verdadeiro apagão.” Comentou o jornalista.

Com a pandemia perdendo força, as empresas aéreas estão retomando gradativamente as operações para Alagoas. Um pouco mais tarde do que desejava o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.

Rafael Brito chegou a apostar numa retomada há em julho. Com a prorrogação da quarentena, os voos seguiram retraídos, mas começaram a voltar durante este mês. Quem olha o painel da operadora Aena, que administra o aeroporto de Maceió, já consegue ver hoje 5 voos diários, com rotas para São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

A partir desta segunda-feira (31), mais uma linha será retomada. Rafael Brito antecipou em comunicado à imprensa a retomada do voo direto entre Salvador e Maceió. E já a partir de outubro, o Estado passará a contar com a tão aguardada linha internacional, uma rota ligando Maceió e Lisboa, em Portugal, que deve incrementar a vinda de europeus para o “caribe brasileiro”.

Ainda de acordo com o jornalista, a retomada da atividade turística em Alagoas caminha em paralelo à expansão da malha aérea estadual que ganha mais reforços a partir desta segunda-feira (31), com o retorno dos voos da Gol Linhas Aéreas entre Maceió e Salvador. A operação contará com três voos por semana, incluindo um voo diário a partir do dia 17 de setembro.

De acordo com Rafael Brito, inicialmente, os voos acontecem às segundas, quartas e sextas para Salvador. A partir do dia 17 de setembro, um voo diário com destino à capital baiana volta a compor a malha aérea do Estado.

Os voos para Salvador serão operados pela Gol. Além da Bahia, a empresa opera a partir de Maceió para Brasília (DF), quatro vezes por semana, e diariamente para Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro (RJ), Aeroporto Internacional do Galeão. A Gol é uma das empresas beneficiadas com incentivos, através da redução do ICMS sobre o Querosene de Aviação (QAV), medida que promove a expansão da malha aérea do Estado de forma competitiva com outros destinos turísticos desde o ano passado.

Portugal

Os voos regulares semanais que irão ligar Maceió a Lisboa, em Portugal, foram confirmados pela companhia aérea TAP em comunicado à imprensa brasileira. Com início previsto para 02 de outubro, serão dois voos ligando as duas capitais inicialmente às sextas-feiras e domingos, em aeronaves modelo A321, com capacidade para até 168 passageiros.

Com partida prevista para às 23h10 de Maceió, horário de Brasília, o voo chega a Lisboa às 10 horas da manhã, horário português. Já no trecho de volta, o voo parte da capital portuguesa às 16h50 e chega ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 21h50, já no fuso alagoano. Os voos migram para as terças e sábados a partir do dia 27 de outubro.

A ligação direta com a Europa através dos voos da TAP é fruto de negociação a Sedetur e a companhia aérea portuguesa. “Essa conquista inédita é um sonho antigo que conseguimos alcançar e foi apenas adiado devido à pandemia. Com a retomada das atividades no mercado nacional ainda este mês, mesmo que de forma gradual e com muita responsabilidade, iremos expandir nosso mercado para a Europa. O voo direto a Lisboa não abre só as portas para Portugal, mas para todo o velho continente”, afirma Rafael Brito.