Economia

Selecionados do Programa Aprendiz Operacional participam de aula inaugural no Senai

Ao todo, são 50 pessoas de Arapiraca e Craíbas que farão treinamento gratuito durante cerca de seis meses

Por Assessoria 22/09/2020 17h05
Selecionados do Programa Aprendiz Operacional participam de aula inaugural no Senai
divulgação assessoria; Foto: reprodução

Os 50 selecionados para o Programa Aprendiz Operacional da Mineração Vale Verde (MVV) realizaram a integração no Projeto Serrote nesta quinta-feira (17) e sexta (18), respeitando os protocolos de distanciamento social determinados pelas autoridades governamentais.

Já nesta segunda-feira (21), houve a aula inaugural com todos presentes — uma turma pela manhã e outra à tarde, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) seccional Arapiraca, onde acontecerá todo o 1º módulo do curso. No evento, compareceram o gerente de Planta da MVV, Luiz Lima; o coordenador de Operação de Planta da MVV, Kleber Borgo; a gerente de Recursos Humanos e Administrativo da MVV, Dione Queiroz; o especialista em RH, Ricardo Sousa; e a gerente da Unidade Sesi/Senai Arapiraca, Thiana Feitosa Cysneiros.

Nesse ínterim, desde quinta-feira, eles participaram de várias palestras sobre RH, Operações, Comunicação, Meio Ambiente, Segurança e Carreira e Sucesso, além de fazerem um tour pela planta de beneficiamento da MVV conferindo de perto o avanço das obras.

Durante aproximadamente seis meses, eles irão se capacitar para se tornarem "Operadores de Planta", com bolsa-auxílio mensal de R$ 600, transporte e alimentação fornecidos pela mineradora. Todos são de Arapiraca e Craíbas, onde está situado o empreendimento.

Segundo Dione Queiroz, esta é uma oportunidade única para esses alagoanos, pois esse curso exclusivo na região. Desses 50, os 41 melhores avaliados entrarão para o quadro permanente da empresa ao final do treinamento. No momento, o Projeto Serrote está no pico das obras de implantação com cerca de 75% delas concluídas.

Nesse primeiro momento, eles puderam conhecer um pouco sobre o mundo da mineração; quais os principais valores da mineradora — Segurança, Integridade, Colaboração, Realização e Empreendedorismo; os desafios da empresa, sempre focada na pauta sustentável; e as regras de Segurança da MVV.

A capacitação deles ocorrerá em diversas etapas. A que se inicia tem a parceria do Senai/AL. Após isso, os aprendizes de Operação de Planta irão para o Projeto Serrote para aprender com os multiplicadores internos da companhia, que possuem a devida expertise. A previsão de operação do empreendimento já é para meados do ano que vem.