Economia

FGTS poderá ser recolhido pelo Pix em 2021

Segundo o Banco Central, ferramenta poderá ser integrada ao FGTS Digital

Por Redação com Agência Brasil 22/10/2020 18h06
FGTS poderá ser recolhido pelo Pix em 2021
Foto: Divulgação

Na tarde dessa quinta-feira (22), o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou que o sistema Pix de pagamento instantâneo poderá ser utilizado para o recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BCB, foi realizado um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para que o FGTS pudesse ser recolhido pelo novo sistema.  

"Esse acordo com a secretaria tem como objetivo viabilizar o Pix como uma opção para o recolhimento de contribuições ao FGTS e da contribuição social a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021", afirmou Mello na abertura da 11ª reunião plenária do Fórum Pix, transmitida hoje pela internet.

A plataforma FGTS Digital visa centralizar a arrecadação, apuração, lançamento e cobrança do recurso. De acordo com Paulo Guedes, ministro da economia, é esperado que o sistema possibilite as empresas de acompanhar virtualmente as contribuições através de informações trabalhistas e previdenciárias que o governo federa está desenvolvendo.