Economia

MCZ Play 2020 terá programação voltada a Empreendedorismo LGBTQIA+

Evento acontece no período de 17 a 24 de novembro nos formatos presencial e online

Por Ascom Sebrae/AL 13/11/2020 14h02
MCZ Play 2020 terá programação voltada a Empreendedorismo LGBTQIA+
Foto: divulgação

No dia 21 de novembro, o tema empreendedorismo LGBTQIA+ terá espaço garantido na programação do MCZ Play 2020, evento gratuito do Sebrae Alagoas que irá reunir grandes nomes do mercado nas áreas de inovação, economia digital, negócios de impacto social e ambiental e economia criativa. O MCZ Play - que acontecerá no período de 17 a 24 de novembro nos formatos presencial e online - integrará a programação local da Semana Global do Empreendedorismo, evento que tem o Sebrae Alagoas como umas das instituições envolvidas em sua realização.

Conforme a programação, no dia 21, a partir das 15h, o consultor de diversidade e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Sales, iniciará a programação de palestras sobre empreendedorismo LGBTQIA+ abordando o tema “LGBTQIA+ no mercado de trabalho”.

Depois, a partir das 16h30, a cofundadora da plataforma Transemprego, Maitê Schneider, irá discutir o tema “Empregabilidade Trans”, espaço que antecede a palestra “Empreendedorismo LGBTQIA+ e a formação de redes colaborativas na construção de políticas de equidade”, com a youtuber Rita von Hunty, do canal Tempero Drag.

Todas as palestras do tema empreendedorismo LGBTQIA+ serão transmitidas por meio do IGTV do projeto Valoriza. As pessoas interessadas em participar da edição deste ano do MCZ Play podem fazer inscrição através do endereço eletrônico https://bit.ly/2GO8Ss7. Neste link, também é possível conferir a programação completa do evento.

O Empreendedorismo LGBTQIA+, assim como o Empreendedorismo Feminino e o Afroempreendedorismo, será um dos temas abordados durante a programação destinada aos negócios de impacto social e ambiental. Para a analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, é também papel dos negócios de impacto o fortalecimento do empreendedorismo LGBTQIA+.

“Ainda há muito vulnerabilidade nesse tipo de empreendedorismo e os negócios de impacto têm essa questão do fortalecimento desses pequenos negócios perante a sociedade ou em relação ao empreendedorismo. Esses negócios ainda não são estruturados para competir em igualdade com os negócios tradicionais”, afirma a analista da USI.

Ainda de acordo com Ana Madalena Sandes, para a realização da programação voltada ao tema empreendedorismo LGBTQIA+, o Sebrae Alagoas contará com o apoio do Valoriza, projeto voluntário que tem promovido ações com o intuito de dar visibilidade aos negócios da comunidade LGBTQIA+.

“A gente vai ter várias ações com o pessoal do projeto Valoriza. Inclusive, a gente já está realizando capacitação para ter live, feirinha e outras ações. A ideia é trazer uma proposta mais alegre, leve e despojada em que a gente vai ter várias drags atuando e mostrando que elas também fazem parte da Economia Criativa”, informa Ana Madalena Sandes.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.