Negócios

Artesãos do Pontal da Barra comercializam suas peças em hotéis de Maceió


Fonte: Agência Alagoas

18/11/2020 18h45

Com a proximidade da alta temporada, artesãos alagoanos da Associação do Pontal da Barra ganham um espaço no hall de cinco hóteis da capital Maceió para expor e comercializar seus produtos, que têm como base o bordado filé, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A ação é apoiada pelo programa Alagoas Feita à Mão, conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Em mais uma estratégia para divulgação e fortalecimento do artesanato do estado, a iniciativa garante com que as produções alagoanas sejam levadas para os turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. As peças podem ser encontradas nos hóteis Tambaqui Praia, Mercure, Vistamar Maceió, Jatiúca Suits Resort e SoftIn Maceió, no período de quinta a domingo, das 8h às 14h. 

"Em espaços como esse conseguimos divulgar o nosso trabalho e também o nosso bairro. Estamos às margens da Lagoa Mundaú, seguindo a tradição e bordando o filé em peças como redes, enfeites de mesas, roupas e bolsas, por exemplo. Dessa forma, valorizamos nosso espaço e a nossa cultura”, expõe Adriana Gomes, presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra. 

Como consequência da menor circulação de turistas devido a pandemia da Covid-19, o bairro Pontal da Barra também teve o movimento reduzido, o que afetou o comércio local e a venda de artesanato - principal fonte de renda para os mais de 500 associados ao grupo. 

“Nossas ações são pautadas no fomento e divulgação do nosso artesanato. Mostramos uma Alagoas que é feita à mão e conta histórias a partir de cada peça feita. O bordado filé é uma tradição do Pontal seguida há anos, rica em história e beleza”, salienta Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur. 



Compartilhe