Economia

Maceió deve ter 75% de ocupação hoteleira no Carnaval

Comércio e turismo será beneficiado com movimentação na capital

Por Redação com Secom Maceió 12/02/2021 14h02
Maceió deve ter 75% de ocupação hoteleira no Carnaval
Foto: Edvan Ferreira

Apesar de ter adiado as festividades de Carnaval, Maceió deve manter a movimentação dos turistas no período. A expectativa anunciada pela Prefeitura de Maceió é de que 75% dos leitos hoteleiros estejam ocupados.

A gestão municipal também manteve os pontos facultativos, que vai da segunda-feira (15) até a Quarta de Cinzas (17), para o funcionalismo público. O mesmo mantido para as Secretarias e Órgãos do Executivo Estadual. O que dará um fôlego ao setor do turismo, com praias e shoppings dando movimento à economia na cidade.  

Na capital, as aglomerações de blocos carnavalescos, trios, desfiles e outras festas em espaço público estão proibidas e serão fortemente fiscalizadas pela força-tarefa montada pelo Município. Cerca de 30 equipes farão o trabalho de fiscalização, coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, com a participação das pastas de Turismo, Transporte e Trânsito, Assistência Social, Cultura, Vigilância Sanitária e do GGI Covid-19, e apoio da Polícia Militar.

O trabalho inicia com uma grande operação na sexta-feira (12) à noite e só termina na terça-feira (16). Para denunciar aglomerações em Maceió no Carnaval, está disponível o Whatsapp 82 98882-8064. Eventos realizados em outros municípios devem ser relatados à PM, pelos telefones 190 ou 181.

“Precisamos manter a responsabilidade. A euforia não pode ser maior que a prudência. Não vai ter Carnaval em nenhum molde, comemoração de rua, bloco, nada. Essa decisão não é pautada na nossa opinião, mas em estudos científicos que apontam para a possibilidade real do crescimento de casos em março por conta das chuvas”, declarou Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19.

Adiamento da folia

A nova data para o Carnaval deve ser entre 4 e 7 de setembro, quando a pandemia poderá estar controlada e a imunização da população bem mais avançada. O dia 7 de setembro já é feriado nacional, com isso a segunda-feira seria “imprensada”. “Esperamos que toda a imunização continue crescendo. Vamos avançar nas faixas de mais idade, reduzir a hospitalização e os óbitos e aumentar capacidade de atendimento. Escolhemos setembro porque imagina-se um cenário melhor, pelo que a ciência está avançando”, acrescentou Moura.