Negócios

Aplicativo localiza menores preços de combustíveis em Maceió


Thaís Letícia (estagiária)*Sob Supervisão
Fonte: Jornal de Alagoas com Agência Tatu

24/02/2021 21h00

Após a Petrobras anunciar o aumento do valor dos combustíveis nas refinarias, o litro da gasolina chegou a custar R$ 5,79 em alguns postos da capital, na segunda-feira (22). Devido ao novo valor, motoristas e motociclistas protestaram contra o reajuste, alegando que o preço atual é injusto com toda a população. Pensando nisso, a equipe da Agência Tatu desenvolveu o aplicativo Abastece Maceió, que informa os melhores preços dos combustíveis na capital.

Desenvolvido após a greve dos caminhoneiros, em 2018, o Abastece Maceió utiliza dados coletados de notas fiscais emitidas pelos postos de combustíveis e repassadas pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz).

“O app é uma ferramenta que foi desenvolvida para com o intuito de ofertar ao maceioense uma importante prestação de serviço por meio de dados públicos, que é mostrar onde encontrar combustível mais barato. O aplicativo foi todo pensado pela equipe de tecnologia da Agência Tatu e utiliza dados disponibilizados em uma API da Sefaz, que coleta as informações direto das notas fiscais, possibilitando uma atualização quase em tempo real.”, disse a diretora de conteúdo, Graziela França.

O Abastece Maceió mostra os valores da gasolina comum, aditivada, do óleo diesel, etanol e GNV. Além disso, a plataforma possui um filtro onde o usuário pode ter acesso ao preço nos postos de abastecimento de todos os bairros da capital.

O aplicativo está disponível no Google Play, e pode ser baixado gratuitamente.

 



Compartilhe