Economia

Fecomércio reconhece medidas restritivas, mas defende Comércio aberto

Fechamento do setor gerou a extinção de mais de 3 mil empresas em 2020

Por Redação com Com assessoria 05/03/2021 14h02
Fecomércio reconhece medidas restritivas, mas defende Comércio aberto
Centro de Maceió | Foto: Ailton Cruz

Após o anúncio do Governo relacionado às novas medidas restritivas de combate à Covid-19, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) emitiu uma nota, na manhã desta sexta-feira (05), em que reconhece a importância das ações adotadas, mas pondera que o Comércio deve continuar aberto, levando-se em conta um cenário negativo de mais de 5,5 mil empregos do ramo perdidos somente no primeiro semestre do ano passado.

Para a entidade, a volta à fase amarela se faz necessária face ao momento de gravidade devido ao crescente número de casos de Covid-19, na capital e no interior.

"Essa luta é coletiva. Autoridades públicas, empresários e consumidores, cada um precisa fazer a sua parte no enfrentamento à pandemia", afirma a Fecomércio.

A entidade, no entanto, voltou a defender que a permanência do Comércio aberto também é importante para se superar o momento atual, com o mínimo de consequências negativas possível.

"Não podemos esquecer que, no período de março a junho de 2020, quando boa parte dos estabelecimentos alagoanos precisou fechar as suas portas temporariamente, mais de 3 mil empresas foram extintas e, só no primeiro semestre, o estado perdeu quase 30 mil empregos, destes, 5.751 no segmento de Comércio e Serviços, apenas em Maceió", salienta a entidade.

A entidade ainda acrescenta que o cenário econômico envolve inúmeras famílias que dependem, exclusivamente, do Comércio.

"Em apoio às políticas públicas, à sociedade e aos empresários, a Fecomércio/AL pede o engajamento de todos os alagoanos e, por meio da campanha ‘nãodeixeocomérciofechar’, reforçamos, com as recomendações preventivas de saúde, a importância dos cuidados anunciados desde o início da pandemia e da conscientização coletiva pelo bem de todos. A prevenção é a melhor solução!", finaliza a entidade.

Repercussão

Duas entidades do setor produtivo repercutiram, ontem mesmo, as novas medidas para tentar conter o avanço no número de casos de Covid-19.

Em pronunciamento, o representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Thiago Falcão, destacou que, apesar de as propostas apresentadas pelo setor para evitar o chamado "lockdown" e tentar amenizar os danos causados pela pandemia não terem sido atendidas em sua totalidade, a Abrasel está comprometida com a divulgação dos protocolos.

O representante cobrou que o poder público realize as fiscalizações não só nos bares e restaurantes, mas em festas clandestinas e outros tipos de eventos que gerem aglomerações durante o período estabelecido pelo decreto.

O vice-presidente da Associação Comercial de Maceió, Marcos Tavares, também se pronunciou, afirmando que as medidas adotadas podem contribuir bastante para segurar o avanço da pandemia em Alagoas, nos próximos sete dias.

Confira nota da Fecomércio clicando aqui