Economia

Empresas Júnior e seu papel como porta de entrada para o mercado de trabalho

Por Redação com Assessoria 25/03/2021 12h12
Empresas Júnior e seu papel como porta de entrada para o mercado de trabalho

Durante a graduação existem inúmeros desafios que podem ser experienciados por pessoas que acabam de ingressar em um curso superior. Dentre eles podemos elucidar a falta de dinheiro, falta de oportunidades para trabalho, prazos curtos para entrega de trabalhos. Esse é um período com uma série de desafios: desde o primeiro dia até a escolha de técnica da justificativa para tcc, passando por trabalhos em grupo. São várias experiências novas quando se ingressa em uma universidade.

No entanto, a questão, dúvida, até receio ou mesmo medo da maioria esmagadora dos alunos é como aplicar os conhecimentos obtidos na universidade para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Como tornar tudo que você aprendeu ao longo de 5 anos em algo concreto, que realmente faça diferença no seu currículo?

O que é uma Empresa Júnior

Por definição, uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou ensino técnico. São empresas constituídas pela união de alunos matriculados em cursos técnicos ou de graduação do ensino superior, organizados em uma associação civil com o intuito de trazer desenvolvimentos para o país.

Então, dá pra dizer que a Empresa Júnior é uma ótima maneira de começar um projeto inovador. E a palavra inovação é justamente a chave para o sucesso da sua empresa, pois as agências de fomento, como FAPESP, CNPq e afins, buscam justamente um grupo que possa trazer inovações em resolução de problemas e/ou oferta de serviços.

No Brasil, a existência de Empresas Júnior é regulamentada através da lei 13.267 de 2016. O conceito de Empresa Júnior chega ao país ao final da década de 80. É nesse período que surgem as primeiras empresas júnior, como por exemplo a Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas. 

Conhecendo uma Empresa Júnior

Como exemplo de uma Empresa Júnior, podemos evidenciar o caso da CapJr. da UNESP de Jaboticabal. A CapJr. é uma organização sem fins lucrativos de consultoria formada na UNESP Jaboticabal no ano de 1996 por alunos de diversos cursos da universidade naquele período. 

Atualmente, o grupo possui diversas áreas de atuação e projetos distintos, como por exemplo projetos empresariais como precificação e diagnóstico financeiro. Também atuam nas áreas de produção vegetal e produção animal, oferecendo manejos de solo e acompanhamento técnico, respectivamente. 

Portanto, vimos que o intuito de uma Empresa Júnior é basicamente oferecer aplicação, experiência prática e capacitação para alunos de graduação dos mais diversos cursos de universidades espalhadas pelo país, podendo auxiliar no ingresso de alunos recém formados no mercado de trabalho.

Vale a pena entrar em uma Empresa Júnior

A Universidade São Judas Tadeu elencou em uma postagem cinco razões distintas para se entrar em uma Empresa Júnior e o porquê de entrar em uma Empresa Júnior pode ter benefícios para o seu futuro profissional. Portanto, vou elencar algumas das razões trazidas por eles e cada um pode decidir isso por si próprio.

Possibilidade de pôr em prática conhecimentos da graduação: Segundo a USJT, a vantagem deste tipo de trabalho sobre um estágio tradicional é que na Empresa Júnior há um professor orientando diretamente suas atividades e sugerindo mudanças e melhorias.

Preparação para o mercado de trabalho: A experiência de uma Empresa Júnior pode familiarizar o graduando com o ambiente de trabalho, podendo sim já preparar o aluno para sua entrada no mercado.

Chances de aumentar o networking: Esse benefício é o mais valoroso. A entrada em uma empresa júnior pode expandir sua rede de contatos, o que por sua vez pode aumentar as oportunidades que aparecem ao longo da sua graduação.