Economia

Linhas de crédito podem ajudar empresas do turismo em municípios

Por Redação com Assessoria 27/03/2021 13h01
Linhas de crédito podem ajudar empresas do turismo em municípios
Foto: Ailton Cruz

A pandemia trouxe consigo alguns obstáculos para vários segmentos de empresas em Alagoas, entre eles o turismo. Os empreendimentos do setor ainda sofrem com a retração da demanda e diminuição do fluxo de caixa. Por isso, o Sebrae Alagoas traz algumas dicas para que o empreendedor do turismo possa avaliar se é a hora de acessar linhas de crédito, se ele tem o perfil e quais cuidados deve ter ao recorrer à solução.

Analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Alagoas, Fábio Leão, destaca que o empreendedor deve atentar para a saúde financeira e comercial do seu negócio, além de ter objetivos concretos a serem alcançados com os recursos que está buscando.

Segundo o analista, o empresário deve fazer um planejamento financeiro simples e saber, pelo menos: como está a sua estrutura de vendas; quanto está faturando no momento; quanto a empresa está devendo e se já tem outros compromissos com bancos, com fornecedores ou com outros credores, além de analisar se o fluxo de caixa consegue pagar as parcelas do empréstimo a ser contraído.

“Depois de uma análise financeira mínima, é importante ter um objetivo para os novos recursos. O empreendedor tem que saber se o recurso será para aquisição de equipamentos, reforma ou capital de giro. Os recursos devem gerar caixa para ampliar a geração de renda do negócio. Observadas estas questões iniciais, o empresário deve buscar o tipo de crédito que tenha um perfil de prazo longo e baixas taxas de juros. Assim, terá melhores condições de honrar a dívida sem se apertar no curto prazo”, afirma Fábio Leão.

Qual linha de crédito o empreendedor deve acessar?

Fábio Leão destaca a linha de crédito ofertada pela Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve/AL) e feita especificamente para ajudar o segmento do turismo e empresas como agências de turismo, guias de turismo, acampamentos turísticos, centros de convenções, organizações de eventos, casas de espetáculos, bares, restaurantes, cafeterias e similares. Também estão incluídas locadoras de veículos, transportadoras turísticas, parques temáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou pesca esportiva e prestadores de infraestrutura para eventos.

Ao todo, o Governo de Alagoas investiu R$ 45 milhões que serão destinados a empresas do Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEIs) ligados ao setor do turismo. Para os MEIs, especificamente, os créditos podem ir até R$ 4 mil com garantia de 50% de desconto no valor da parcela para aqueles que as quitarem em dia.

Para acessar a linha de crédito da Desenvolve/AL, a Pró-renda, ofertada para os empresários do segmento turístico enquadrados no Simples Nacional é necessário:

– Apresentar faturamento anual (ano base 2019) dentro dos intervalos e comprovação da atividade do segmento turístico;

Condições da linha de Crédito:

– Prazo de Pagamento: até 54 meses;

– Período de carência: 06 meses incluídos no prazo de pagamento

Taxa de Juros: 0% de juros mediante pagamento realizado até a data de vencimento do seu boleto.

A condição para que o crédito seja mantido com taxa zero é a realização do pagamento dos boletos até a data do vencimento, além de manter o número do quadro de funcionários ativos durante o período de vigência do contrato.

O empreendedor pode entrar em contato direto com a Desenvolve/AL por meio dos seguintes canais: [email protected], ou pelo link de agendamento presencial: https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/novo/aldesenvolve. (falar com Valderon e solicitar o Cadastur 98833-4344).

Sebrae Alagoas

O empreendedor do turismo ainda pode procurar o Sebrae Alagoas para buscar mais orientações na área financeira e saber se vai precisar de crédito. Para tal, basta entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800 e agendar o atendimento.