Economia

Confiança dos pequenos negócios despenca 21,6 pontos em março

Causas prováveis para esse novo cenário são o fim das medidas emergenciais

Por Redação com Ascom Sebrae Alagoas 16/04/2021 11h11
Confiança dos pequenos negócios despenca 21,6 pontos em março
Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra uma queda acentuada na confiança dos empreendedores das micro e pequenas empresas Brasil afora. O Índice de Confiança do Comércio de Micro e Pequenas Empresas (ICOM-MPE) despencou 21,6 pontos entre fevereiro e março deste ano, saindo de 89,9 para 68,3 pontos.

As causas prováveis para esse novo cenário são o fim das medidas emergenciais – como o auxílio emergencial pago pelo governo federal, retomado só agora em abril - e o endurecimento das regras de isolamento social, aponta o documento.

A expectativa agora é que a nova rodada do auxílio emergencial e o avanço da vacinação contra a Covid-19 diminua o quadro de desconfiança entre os empreendedores no Brasil.

O Sebrae também aferiu o Índice de Confiança de Serviços de Micro e Pequenas Empresas (ICS-MPE), que cravou 75,1 pontos, um recuo de 6,1 pontos na variação mensal – antes o indicador acumulava 81,2 pontos.

Chama a atenção na pesquisa o fato de ambos indicadores alcançarem praticamente o mesmo patamar da recessão econômica de 2014 e a níveis semelhantes a meados de 2020, primeiro ano da pandemia do novo coronavírus.

Entre maio e outubro do ano passado, o setor de serviços foi o que se recuperou menos dentre os demais setores da economia. Até outubro, a confiança das micro e pequenas empresas recuperou 80% dos 43,5 pontos perdidos no início da pandemia.

A maior dificuldade do setor de serviços em relação ao comércio decorre das limitações de circulação impostas pela pandemia, levando consumidores a gastar relativamente mais em bens que em serviços e também a poupar dinheiro.

“O recrudescimento da pandemia lança uma ducha de água fria na perspectiva de continuidade da tendência de recuperação das MPE ao longo do primeiro semestre. Com a piora do quadro de pandemia e a ampliação das medidas de isolamento social, os índices podem cair ainda mais em abril” destaca o texto da pesquisa.

“A versão 2021 do auxílio emergencial atenuará os efeitos negativos da pandemia sobre o nível de atividade, mas o cenário para este início de segundo trimestre passou a ser bastante desafiador para as MPEs. Mais adiante, espera-se que a campanha de vacinação surta efeito e a economia retome a fase de crescimento”, conclui o documento.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até o dia 23 de abril. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.