Economia

Dia das mães: Procon realiza pesquisa de preço no Centro de Maceió

Valores dos itens, que vão de roupas a eletrodomésticos, variam de R$19,90 a R$10.390,00

Por Redação com Ascom Procon AL 05/05/2021 17h05
Dia das mães: Procon realiza pesquisa de preço no Centro de Maceió
Os agente realizaram pesquisa no Centro e shoppings de Maceió (Foto: Ascom Procon)

Com a chegada do Dia das Mães, o comércio se prepara para o seu período de maior vendas. Objetivando orientar os consumidores quanto a compra de presentes, além da qualidade dos produtos, a equipe de fiscalização do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL) realizou uma pesquisa de preços de produtos no Centro de Maceió e nos shoppings da capital. Os valores dos itens, que vão de roupas a eletrodomésticos, variam de R$19,90 a R$10.390,00.

Os fiscais do órgão também buscaram averiguar se havia alguma conduta que pudesse ser considerada como prática abusiva, já que em datas comemorativas é comum observar aumentos de preços e falta de informação por parte dos estabelecimentos, que acabam induzindo os consumidores ao erro.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, neste ano houve variação nos valores entre 8% a 10%, e o comércio está mais aquecido também comparado a 2020, explicado pelo fechamento causado pela pandemia da Covid-19.

Confira as pesquisas com os preços na íntegra

"É essencial que o consumidor entenda os seus direitos na hora da compra. Ele deve exigir a nota fiscal e prazo de garantia por escrito, ficar atento aos prazos do período para troca ou devolução do valor pago, e, se preciso, abrir reclamação junto ao Instituto”, afirma a fiscalização do órgão.

“É muito importante este trabalho dos nossos agentes de fiscalização para levar aos consumidores um conhecimento acerca dos preços dos mais variados produtos, e evitando possíveis descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor, pois são em períodos como esse em que as ocorrências são mais frequentes”, diz o Presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio.

Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.