Polícia
PM celebra Missa de São Jorge, padroeiro da Corporação
Assim como fez com a Missa, PM também irá transmitir pela internet apresentação da Banda de Música no domingo (26)
Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Militar de Alagoas celebrou a tradicional Missa de São Jorge, padroeiro da Corporação. A celebração foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da organização militar no YouTube, a partir das 9h, direto da Capela do Quartel do Comando-geral, localizada no Centro de Maceió.
Por causa das restrições estabelecidas pelo Decreto Emergencial do Governo do Estado, em razão da pandemia do novo coronavírus causador da Covid-19, pela primeira vez, o rito contou apenas com o capelão católico, o capitão Epitácio Palmeira, e alguns auxiliares. Esta também é a primeira vez que a procissão em homenagem ao santo não foi realizada. Há mais de setenta anos, desde quando a capela foi construída e criada a Capelania da PM-AL, as celebrações fazem parte do calendário oficial da Corporação.
Em sua homilia, o padre Epitácio falou um pouco da vida de São Jorge como exemplo a ser seguido diante das adversidades encontradas na atualidade.
“Nosso padroeiro, São Jorge, deu a sua vida pela fé, pelos valores os quais ele acreditava. Nos colocamos adiante para cumprir o serviço diário, para combater ainda mais as situações pelas quais a sociedade exige nossa presença. Que confiemos ainda mais no Senhor Jesus, assim como São Jorge. Que o nosso padroeiro nos dê coragem, ousadia na fé, nos conforme e nos dê vigor para que sejamos cada mais cumpridores da nossa missão”, afirmou o oficial concluindo o momento com uma prece.
“Que Deus nos ajude e nos guarde nesses dias que se demonstram ser tão difíceis para a humanidade. Que Deus nos proteja e afaste para longe o flagelo dessa pandemia”, concluiu o capelão.
Uma equipe da Assessoria de Comunicação da Corporação (PM5) fez a transmissão e acompanhou a celebração.
“Por determinação do nosso comandante-geral não poderíamos deixar passar em branco esse momento celebrativo que é uma tradição na Corporação, mas claro seguindo as recomendações pelo distanciamento social e cumprindo as determinações do decreto governamental. Com a transmissão da missa pelas redes sociais fazemos a homenagem ao nosso padroeiro São Jorge, o guerreiro”, disse o chefe da 5ª Seção do Estado-Maior Geral, major Sérgio Galvão.
A missa continuará disponível como forma de registro no canal oficial na internet.
Em 2019, as comemorações pelo dia de São Jorge tinham sofrido alterações e foram realizadas no dia 29 de abril. A mudança aconteceu na época em virtude das celebrações da Oitava da Páscoa, seguindo a orientação do Ordinariado Militar do Brasil, pela memória facultativa ao padroeiro estar em posição inferior a esta solenidade na tabela dos dias litúrgicos do calendário da Igreja Católica.
Padroeiro da PM
Conhecido como ‘o grande mártir’, foi martirizado no ano 303, segundo informações do portal da Canção Nova na internet. Ainda de acordo com os dados, São Jorge, pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Ele, então, renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.
São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado. Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde, normalmente, o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora, apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e, ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”
O dia dedicado a ele pelo calendário católico é 23 de abril – data de seu martírio, justamente por se negar a perseguir e maltratar cristãos.
Live do Programa Vem Ver a Banda Tocar
A Polícia Militar também irá realizar uma transmissão ao vivo através do YouTube de uma apresentação do Programa Vem Ver a Banda Tocar, com o Centro Musical da Corporação no próximo domingo (26), a partir das 10h. A live também vai ser transmitida pelas redes sociais canal de notícias Acta.
A Banda da PM-AL é considerada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Alagoas e há mais de duas décadas anima o público no Espaço Gerusa Malta, na orla de Ponta Verde. Por causa da pandemia do novocoronavírus, as apresentações no local foram suspensas.
“Essa será mais uma forma de darmos continuidade com a tradição em nossa Corporação. Estamos também querendo levar um momento de descontração para a população que está vivenciando o isolamento social por precaução à Covid-19”, afirmou o major Galvão, da Ascom da PM, que é responsável pela coordenação do programa.