Polícia

Criminosos arrombam única escola de ensino básico em funcionamento no Pinheiro

Esta é a segunda vez que o local é alvo de assaltantes

Por Redação com Gazetaweb 17/05/2021 12h12
Criminosos arrombam única escola de ensino básico em funcionamento no Pinheiro
Foto: Divulgação

Uma escola de ensino básico foi arrombada, nesse domingo (16), no bairro do Pinheiro, em Maceió. O colégio Russel é o único em funcionamento na região desde que os imóveis passaram a ser desocupados, devido às rachaduras causadas pela atividade de mineração. Esta é a segunda vez que a escola é alvo de criminosos, já que, na semana passada, a área externa também foi alvo de furto.

Segundo a diretora pedagógica, Edymarcia Cordeiro, o acesso dos criminosos se deu por meio de uma casa que fica ao lado e que está desocupada, mas não isolada. Eles entraram no pátio e tiveram acesso às dependências da unidade.

Os criminosos reviraram o local e levaram fios, computadores, webcams e outros equipamentos de informática. Além disso, eles também desligaram a rede elétrica da escola.

Ainda de acordo com a diretora, durante a semana, a unidade de ensino conta com um porteiro, que garante a segurança, mas no fim de semana, a escola fica à mercê de bandidos. "Já havíamos pedido a Braskem alguma providência, tanto para isolamento de casas próximas quanto na própria escola, como câmeras, mas, até o momento, nada foi feito. Esta é a única escola ainda em funcionamento, voltada à educação básica", lamentou, durante entrevista à TV Pajuçara.

Os proprietários da unidade de ensino registraram um Boletim de Ocorrência (B.O.) e aguardam o início da investigação.

Por meio de nota, a Braskem afirmou que todas as ocorrências relacionadas à segurança pública devem ser comunicadas pela população às autoridades competentes. Disse ainda que, como medida adicional, a empresa desenvolve ações de apoio à segurança patrimonial, com 256 vigilantes que se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana, 150 câmeras e 60 centrais de alarmes com cinco sensores cada, todos ligados à Central de Monitoramento. As informações são compartilhadas com a Polícia Militar, que é acionada via rádio em caso de irregularidades como furto, invasão ou roubo.