Polícia

Operação investiga possíveis abusos nos preços de revenda de combustíveis em postos de AL

Operação 'Petróleo Real', realizada pelo Procon e pela SSP, fiscalizou 40 postos e notificou mais de 22 para que apresentem as últimas três notas fiscais de compra de cada tipo de combustível.

Por Redação com G1 AL 09/07/2021 15h03
Operação investiga possíveis abusos nos preços de revenda de combustíveis em postos de AL
Operação 'Petróleo Real' fiscalizou postos de Alagoas - Foto: Procon Alagoas

A Operação 'Petróleo Real', realizada em Alagoas e outros estados brasileiros, investiga possíveis abusos no preço de revenda de combustíveis ao consumidor. 22 postos foram notificados a apresentar as últimas três notas fiscais de compra de cada tipo de combustível para uma análise mais detalhada pelo Procon. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (9).

Entre os dias 28 de junho e 8 de julho, os fiscais percorreram 40 postos de combustíveis em diversos municípios. Cinco foram autuados por irregularidades e 10 tiveram que fazer algum tipo de adequação. Ao final, foram contabilizadas: 22 notificações para apresentação de notas fiscais, 10 constatações de necessidade de adequação, 5 autos de infração por flagrante de produtos impróprios para uso e consumo, além da falta de equipamentos nas bombas de combustíveis.

"As equipes, de forma conjunta, percorreram postos na capital e no interior para verificar a qualidade dos combustíveis comercializados, validade dos produtos, aferição de bomba de abastecimento, preços, documentação, dentre outros pontos”, disse o presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio.

Durante as fiscalizações, também foram realizados testes de qualidade para verificar se os combustíveis estavam em conformidade com os parâmetros da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A operação foi coordenada pela Secretaria de Estado e Segurança Pública (SSP) e contou com a participação de diversos órgãos e agências de controle.