Polícia
Criminosos invadem estação da Casal, fazem operador de refém e deixam 18 municípios sem água
Suspeitos levaram equipamentos elétricos e causaram danos na estrutura
Na tarde dessa quarta-feira (16), a Estação Elevatória de Água Tratada 1 (EEAT 1), situada no município de Pão de Açúcar, foi invadida por criminosos que fizeram o operador plantonista de refém por horas, conseguindo levar equipamentos elétricos.
O operador foi feito de refém até por volta das 21h, quando foi libertado. Os suspeitos conseguiram fugir do local, deixando quadros de comando elétrico danificados e levando cabos de força de alimentação e distribuição.
O assalto aconteceu enquanto uma manutenção estava sendo feita em conjuntos motobombas da Estação Elevatória de Água Tratada 2 (EEAT 2), que fica na divisa entre os municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar.
O abastecimento da região já estava restrito há alguns dias, operando com cerca de 65% da capacidade. A manutenção emergencial estava chegando ao fim, mas devido aos novos problemas o sistema precisou ser totalmente paralisado.
A estrutura comprometida faz parte do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, e por conta dos danos, o abastecimento de água para 18 cidades da região segue paralisado, sem previsão de normalização.
A Polícia Civil já foi acionada e um Boletim de Ocorrência (BO) feito para dar início às investigações.
Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as seguintes cidades: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Vários povoados desses municípios também são atendidos pela Casal e, assim como os centros urbanos, estão com o abastecimento prejudicado.
*Com informações da Ascom Casal