Polícia
Guerra de facções: assassinos de
Áudio e imagens circulavam em aplicativo de mensagens dando 'salves' e amedrontando a população da Zona Sul de Maceió; polícia reforçou atuação na região
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) de Alagoas prendeu, na tarde desta segunda-feira (14), dois homens que seriam responsáveis pelo assassinato de um criminoso conhecido como Lobão, ocorrido na noite do último sábado (12), na região da Orla Lagunar de Maceió. Os criminosos foram presos na mesma região do homicídio.
De acordo com o sub-comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Cel Liziário, o crime tem a ver com a atuação de facções na região da Zona Sul de Maceió, mais especificamente no área do Mutirão 3, no bairro Vergel do Lago.
Os presos foram conduzidos à Central de Flagrantes no bairro do Farol. Eles foram encontrados pelo Bope com a arma do crime, um revólver 38, uma balança de precisão e dinheiro e drogas em uma quantidade não informada. “Eles confessam que estavam lá [na área do assassinato], mas negam a autoria do crime”, informa o subcomandante.
Os homens foram presos após trabalho de inteligência da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) e com o auxílio de denúncias realizadas pelo 181, número do disque denúncia da PM.
O coronel reforça a importância das denúncias realizadas pela população como forma de fortalecimento da segurança e que elas podem ser realizadas por qualquer cidadão a partir de qualquer terminal telefônico, inclusive por telefones públicos liguee para o número 181; Site do disque denúncia ou aplicativo. Não havendo a necessidade de identificação.
Facções
Na última sexta-feira (11), o Jornal de Alagoas teve acesso a um áudio e duas imagens encaminhadas por Whatsapp, no qual supostos criminosos, dão ‘salves’ à população do Mutirão 3 para que ninguém saia de casa. “A ordem foi dada, vamos descer com tudo”, diz uma das mensagens. [Veja áudio e as imagens abaixo]
Segundo o Cel Liziário, a situação se deu após um crime cometido no Rio de Janeiro, onde mataram um bandido chamado Elias Maluco, que seria alagoano. Em represália, seus parceiros de facção no estado começaram a ameaçar e amedrontar a população da Zona Sul de Maceió e os rivais de outras facções.
Ouça o áudio no qual supostos criminosos falam sobre guerra de facções na Zona Sul de Maceió:
“Eles mataram esse Lobão, que é um bandido de um grupo rival que aterrorizava a população na região ali da Vila Brejal, Virgem dos Pobres”, comentou.
Com conhecimento do conteúdo divulgado pelos criminosos nas redes sociais, foi reforçado o policiamento na região. “Deslocamos várias guarnições, realizamos um trabalho de inteligência para garantir a segurança da população e acalmar a todos os moradores da região, que está pacificada”, garante o comandante.