Polícia
Superintendente da PF em Alagoas é exonerado; entenda o caso
Exoneração foi publicada no Diário Oficial da União
Na manhã desta sexta-feira (20), o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, o delegado Sandro Luiz do Valle Pereira, foi exonerado. O caso aconteceu após a "Folha de S.Paulo" denunciar que a substituição dele, definida anteriormente pelo diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes, tinha sido barrada pelo Ministério da Justiça. A noticia sobre a exoneração foi publicada no Diário Oficial da União e trouxe a informação que a saída foi "a pedido".
Por meio de nota, a ADPF classificou a suspeita de ingerência como grave: “A situação relatada pela imprensa em que, supostamente, o Diretor-Geral da PF se vê impossibilitado de realizar a troca na cadeia de comando da Polícia Federal em Alagoas, se confirmada, é fato gravíssimo e inaceitável, demonstrando grave ingerência externa nas atribuições operacionais inerentes à direção do órgão”, diz a nota.
A associação também enviou um ofício ao diretor geral, solicitando providências urgentes.
Na última quinta-feira (19), o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Alagoas (Sinpofal) emitiu uma nota em solidariedade ao superintendente da PF-AL, Sandro Luiz do Valle Pereira, reafirmando a confiança na isenção e nos serviços prestados à sociedade. Enquanto isso, Alagoas ainda não tem um novo superintendente. Sandro foi nomeado para o cargo em agosto de 2021.
*Com informações do g1