Polícia

Agente da Ronda no Bairro é flagrado agredindo homem durante abordagem em Maceió

O policial desferiu violento soco em jovem desarmado e que não demonstrou agressividade; populares interviram

Por Redação 18/10/2022 12h12
Agente da Ronda no Bairro é flagrado agredindo homem durante abordagem em Maceió
Agente desferiu violento soco em jovem que era abordado pela guarnição; populares interviram - Foto: Reprodução

Um agente da Ronda no Bairro, da Polícia Militar de Alagoas agrediu violentamente um homem que passava por uma abordagem no bairro do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió. O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), mas as imagens da agressão só foram divulgadas hoje (18).

Elas mostram um agente uniformizado acertando um soco em cheio no rosto de um jovem. Após essa agressão, ele e uma mulher foram derrubados e houve tumulto com populares que presenciaram a cena de violência policial na periferia de Maceió.

É possível observar que num primeiro momento o homem tenta acalmar a mulher, identificada como Joyce, quando um agente questiona o que está acontecendo. O rapaz toma à frente da mulher e responde ao agente. Mesmo concordando com o pedido do agente para que os dois se acalmasse, o homem recebe um violento soco no rosto, por outro agente que somente observava o diálogo até este momento.

Após outras pessoas entrarem na confusão, os agentes tentam afastar o rapaz e uma outra mulher agarra a vítima por trás. Nesse momento, os dois são derrubados no chão e cerca de cinco agentes ficam em cima do homem agredido. Um deles chega a colocar os dois joelhos sobre o corpo da vítima para imobilizá-la. Já a mulher, também caída, tenta reagir, mas é controlada pela equipe.

Procurada pela imprensa, a Ronda no Bairro e foi informada de que o caso já está sendo apurado pela Superintendência do programa. Segundo a nota enviada pela assessoria de comunicação da Ronda, um processo administrativo vai ser aberto para averiguar a conduta dos agentes de proximidade nesta abordagem.

Leia a nota na íntegra:

Implantado em 2018, o Programa Ronda no Bairro age tendo como base quatro eixos: segurança de proximidade, abordagem social, atenção à população em vulnerabilidade social e requalificação de espaços públicos de convivência mútua, atuando, assim, de forma pacífica, humanizada e acolhedora. Diante disso, não há espaço para qualquer tipo de ação diferente dos preceitos básicos instituídos.

As informações recebidas estão sendo averiguadas por meio da Superintendência do PRB. Destacamos que o Ronda no Bairro repudia todo e qualquer ato de agressividade de seus colaboradores ou qualquer outro indivíduo, e atitudes assim não serão toleradas.

A preocupação com o bem-estar social e com a prevenção à violência é base do Programa, sendo, inclusive, uma das poucas instituições de Segurança Pública a contar com uma equipe de assistentes sociais e psicólogos que, diariamente, fazem o mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade, para ajudá-las a escapar das dificuldades na qual se encontram.

A Superintendência do PRB destaca que um processo administrativo está sendo aberto para averiguar a conduta dos agentes de proximidade, assim como os protocolos éticos serão reforçados pelos comandantes de área.