Polícia

Operação realizada no interior de Alagoas resulta em mais de 17 mil reais em multas

As equipes apreenderam duas armas de fogo, munições e um tatu verdadeiro abatido. Além de 24 pássaros, destes, dois são da espécie ameaçada de extinção pintassilgo-do-nordeste

Por Redação 08/11/2022 18h06
Operação realizada no interior de Alagoas resulta em mais de 17 mil reais em multas
Operação na APA de Murici resulta em mais de 17 mil reais em multas. - Foto: Ascom IMA

Durante o último final de semana, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA-PM/AL), realizou uma operação na Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici e entorno. A operação resultou na emissão de quatro autos de infração ambiental que resultaram em 17.500 reais.

Com o objetivo coibir crimes ambientais na APA, que é a maior do Estado, as equipes apreenderam duas armas de fogo, munições e um tatu verdadeiro abatido. Além de 24 pássaros, destes, dois são da espécie ameaçada de extinção pintassilgo-do-nordeste.

As espécies foram conduzidas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que possui administração compartilhada entre o IMA/AL e o Ibama. Vale pontuar que nos casos de animais ameaçados de extinção, a reintrodução destes é feita após o corpo técnico do Cetas realizar consultas aos coordenadores dos planos de ação nacional.

Ainda durante a ação, os infratores que portavam armas de fogo, foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do município de Murici, onde ficaram detidos por posse ilegal de armas.

*Com informações da assessoria IMA