Polícia

Bomba caseira de "ximbra" e pólvora atinge catador de latinha no Centro de Maceió

Barulho da bomba caseira pôde ser escutado a 200 metros do local; vítima teve amputação parcial e laceração nos dedos

Por Vinícius Rocha e Natália Brasileiro 10/11/2022 12h12 - Atualizado em 10/11/2022 13h01
Bomba caseira de 'ximbra' e pólvora atinge catador de latinha no Centro de Maceió
Polícia isolou a área; testemunhas falaram que explosão foi escutada a 200 metros de distância - Foto: Jornal de Alagoas

Um catador de lixo, identificado como Jorge Quirino da Silva, foi atingido por artefato explosivo ao manusear uma latinha enquanto trabalhava recolhendo lixo na manhã desta quinta-feira (1), na Rua Dr. Costa Leite, no Centro de Maceió. Ele teve ao menos três dedos da mão esquerda lacerados ou parcialmente amputados, além de lesões no rosto, braços e tórax. 

O homem foi levado pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE). No local da explosão, que estava isolado pela polícia, havia várias latinhas despedaçadas e bolas de gude espalhadas pelo chão. Algumas se encontravam partidas devido ao impacto da explosão. Pedaços dos dedos da vítima também estavam espalhados. Testemunhas relataram que o barulho da explosão pode ser ouvido em todo o bairro.

De acordo com o socorrista do Samu que realizou o atendimento a Jorge Quirino, a vítima estava catando latinha e no meio de uma delas havia uma explosivo caseiro feito com pólvora e bolas de gude. "No que ele manipulou a latinha, ela explodiu na mão dele. Gerou uma amputação parcial e uma laceração de membro superior esquerdo, perfurou braço esquerdo, cabeça e tórax".

De acordo com o cabo Rildo, do Primeiro Batalhão de Polícia, o Copom foi informado da explosão e irá acionar o esquadrão antibombas do Bope, para averiguação do local e descobrir se há outros artefatos explosivos. 

Segundo uma testemunha que trabalha ao lado do local da explosão e não quis ser identificada, o local é jogado lixo irregularmente, mas que a vítima atingida não é conhecida na região. "Podia ser qualquer um. Foi um desespero grande". 

Veja vídeo:

Confira a nota da Samu:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado às 11h30 nesta quinta-feira (10) para socorrer uma vítima de explosivo na Rua Dr. Costa Leite, no Centro de Maceió.

A vítima, um homem catador de lixo de 50 foi socorrido pela equipe médica de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu Alagoas após ter sido atingido por um artefato explosivo e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE) com amputação traumática na mão esquerda, lesões na região do rosto, braços e tórax.