Polícia
Vídeos: Forças policiais fazem exercício em Maceió para coibir ações do "Novo Cangaço"
Viaturas da PRF, PM através do Bope e Rotam, SMTT e grupamento aéreo realizaram atividades na parte alta da capital
A equipe do Jornal de Alagoas registrou uma grande movimentação policial na parte alta de Maceió que chamou a atenção da população e mobilizou diversas forças da segurança pública de Alagoas, no início da tarde desta quinta-feira (16).
De acordo com o coronel Moura, comandante do Policiamento da Capital, a operação se trata de um exercício de "domínios de cidade", em conjunto com vários órgãos de segurança, a nível de interagências. "É por isso que a gente tem PRF, a Militar através das unidades especializadas BOPE, ROTAM, grupamento aéreo".
Segundo o comandante, a ação visa coibir as ações criminosas de um grupo organizado chamado Novo Cangaço. A ação dos criminosos tem como objetivo desestabilizar a segurança pública de um modo geral com assalto à banco.
A Polícia Militar realiza o exercício de domínio de cidade até duas vezes ao ano, para se antecipar aos fatos. "Então é uma operação desenvolvida anualmente a fim de evitar surpresas futuras no que diz respeito a ações criminosas", explica Moura.
Ele esclarece que o "Novo Cangaço" é uma modalidade de delito desenvolvida por grupos criminosos, que tem como objetivo ações violentas contra instituições financeiras.
Testemunhas do treinamento policial relataram à reportagem que observaram várias viaturas e até helicóptero da PM em voos baixos por Maceió. O treinamento pode ser observado desde à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Tabuleiro, até o início do bairro do Farol, nas imediações da Praça Centenário.