Polícia

Escolas do interior de Alagoas são alvos de ameaças de ataques terroristas

Prefeituras dos municípios de Pilar e São Sebastião se manifestaram

Por Ruan Teixeira* 10/04/2023 15h03 - Atualizado em 10/04/2023 18h06
Escolas do interior de Alagoas são alvos de ameaças de ataques terroristas
Fachada da escola Municipal Embaixador Renato de Mendonça, em Pilar. - Foto: Reprodução/Internet

Como se não bastasse o ataque em Blumenau, município do estado de Santa Catarina, que matou quatro crianças e feriu outras cinco, na última quarta-feira (5), escolas do interior de Alagoas estão sendo alvos de ameaças de ataques terroristas. É o que informa as prefeituras dos municípios de Pilar e São Sebastião. 

A Prefeitura de Pilar anunciou que reforçou a segurança nas unidades de ensino, após a circulação de uma postagem ameaçadora, com as datas e os horários de possíveis massacres. O Jornal de Alagoas entende que divulgar imagens com esses conteúdos podem incentivar autores ou outras pessoas para esse tipo de conduta e, por isso, não as reproduziremos nesse texto ou em outros. A conta que fez a divulgação com as ameaças já foi derrubada pelo Instagram.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a Polícia Civil (PC) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de Alagoas estão trabalhando no caso, por meio de investigações para identificar e punir os autores das ameaças contra as escolas da cidade. Mesmo após as insinuações, a rede de ensino seguiu com o calendário normal nesta segunda (10).

Já a prefeitura de São Sebastião emitiu, no último domingo (9), uma nota de esclarecimento sobre prints de perfis anônimos com supostas ameaças de ataques às escolas da rede municipal, que estão circulando nas redes sociais. 

Na nota, foi destacado que a prefeitura já obteve conhecimento das supostas ameaças e que a gestão municipal já está tomando as medidas cabíveis junto aos órgãos de segurança no sentido de investigar, identificar e punir o(s) autor(es) deste tipo de crime. 

Diante do comunicado, a Prefeitura e a Secretaria de Educação reforçaram também, sobre a importância da parceria entre pais e escola, uma vez que é necessário que os pais observem mais seus filhos, principalmente durante o uso da internet e o comportamento em redes sociais (em se tratando de crianças e adolescentes). 

Ainda segundo informações da prefeitura, as autoridades competentes estão tomando as devidas providências e a rede de ensino segue com o calendário normal. 

Em outro vídeo que circula na rede social e que também não será divulgado por este veículo, uma conta anônima e com áudio distorcido informa às autoridades sobre a possibilidade de ataques e pede que seja reforçada a segurança.

SSP coordena ações de combate a ataques em escolas de Alagoas

A assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou nesta segunda-feira (10), que a SSP está coordenando um conjunto de ações com o objetivo de combater quaisquer tipos de ações criminosas em ambiente escolar no Estado e que as Polícias Civil e Militar estão atuando para investigar, identificar e prender os responsáveis por mensagens que circulam dando conta de possíveis ações em escolas de Alagoas. 

A SSP também informou que mensagens e pessoas estão sendo monitoradas pelas agências de Inteligência do Estado. Assim como, a determinação do Comando de Policiamento da Capital (CPC) para que o Batalhão Escolar (BPEsc) realize visitas em escolas citadas em mensagens divulgadas em redes sociais como possíveis alvos de ataques. 

“Esse trabalho é muito importante, pois possibilita que sejam identificadas as mensagens falsas e também aquelas que possuem algum indício de procedência. Em outra frente, nossas polícias estão atuando para reprimir os autores já identificados para darmos a resposta necessária a estes fatos. Estamos todos empenhados em garantir a segurança de professores, pais e alunos”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva.

Ele também afirma que, as agências de Inteligência estão atuando para identificar todos os autores de mensagens que vêm sendo compartilhadas em redes sociais, onde afirmam que irão realizar ações em escolas em diferentes municípios de Alagoas. 

O secretário lembrou também que a população deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190, para situações de emergência e o Disque-Denúncia 181 para repassar informações que contribuam na identificação de suspeitos de ataques ou disseminação de informações nas redes sociais. “É fundamental também que se faça Boletim de Ocorrência relatando esses supostos ataques, para que possamos iniciar as investigações. Estamos à disposição de todos os municípios e gestores da Educação”, completou. 

Com informações de assessorias.