Polícia
SSP deflagra três operações e cumpre 61 mandados contra organizações criminosas em AL e PE
Até o momento, oito pessoas foram presas nas três operações, sendo uma em Pernambuco, uma em Limoeiro de Anadia e 06 em Campo Alegre
Nesta quinta-feira (22) a Secretaria de Estado da Segurança Pública coordenou três operações integradas entre as Polícias Civil e Militar de Alagoas com objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra integrantes de organizações criminosas. Ao todo, serão 61 mandados judiciais que serão cumpridos em Alagoas nos municípios de Maceió, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia e Penedo, e na cidade pernambucana de São Lourenço da Mata.
As organizações criminosas alvo das operações vinham sendo investigadas pela prática de crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubos e outras ilicitudes. Todos os mandados foram representados pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, e foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Até o momento, oito pessoas foram presas nas três operações, sendo uma em Pernambuco, uma em Limoeiro de Anadia e 06 em Campo Alegre. Também foram apreendidos uma arma de fogo e dois quilos de maconha.
Operação Romani
A maior operação, denominada Romani, cumpre 21 mandados de prisão e outros 22 de busca e apreensão nos municípios de Maceió, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia e São Lourenço da Mata (PE).
As investigações foram realizadas pela DEIC em parceria com a SSP. Os integrantes do grupo criminoso são de alta periculosidade e possuem envolvimento em diversos crimes de homicídio cometidos no município de Campo Alegre e região. Durante as investigações, foi constatado o plano do grupo em expandir suas atividades criminosas para outros municípios e estados.
A operação ganhou este nome em alusão aos grupos nômades, que tem como característica não possuir residência fixa. Da mesma forma, os criminosos se mudavam de residência e até de município com certa frequência, na tentativa de se manterem protegidos e conseguirem não ser percebidos pelas forças policiais.
Operação Distrito
Já a operação Distrito visa desarticular um grupo criminoso que vinha atuando também no município de Campo Alegre e no distrito de Luziápolis na prática de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Nesta operação, serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão.
As investigações foram realizadas pela DEIC em parceria com a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Operação Pedra da Arara
Nesta operação, a DEIC e o 11º Batalhão da Polícia Militar investigaram a atuação de uma organização criminosa que vinha realizando tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no município de Penedo.
Ao todo, serão cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no município. A ação ganhou o nome de Pedra da Arara em alusão à região localizada no bairro Dom Constantino, em Penedo, que é popularmente conhecida como Pedra da Arara. O local era o ponto principal aonde as atividades criminosas do grupo vinham ocorrendo.
*Com Ascom SSP/AL