Polícia
Perfil no Instagram da PRF de AL é desativado para "análise de segurança", diz ministro Flávio Dino
Suspensão da página acontece após página da PRF de Sergipe no Instagraam ter sido alvo de ataque hacker
O perfil da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Alagoas no Instagram, que atualmente possui 28 mil seguidores, foi desativado da tarde desta quinta-feira (29), por determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Essa determinação abrange todos os perfis regionais da PRF e da Polícia Federal (PF).
A suspensão da página acontece após o mesmo perfil da PRF de Sergipe ter sido alvo de um ataque hacker, na qual foi feita uma publicação solicitando doe Jair Bolsonaro por meio de chaves PIX.
Em seu perfil no Twitter, o ministro Dino afirmou que a suspensão dos perfis regionais da PF e da PRF é necessária para análise da segurança, mantendo apenas os perfis nacionais nas redes sociais. A suspensão dos perfis também vale para redes como Facebook, Twitter, Youtube e Linkedin, entre outras.
Entenda
A publicação no perfil do Instagram da PRF de Sergipe informava que a equipe do órgão decidiu "colaborar" com a causa do ex-presidente e incluía um QR Code para fazer as doações. Os comentários na publicação foram desativados. A postagam ficou cerca de quatro horas ativa e contava com uma chave pix e QR Code.
Em nota oficial, a PRF afirma ser vítima de um ataque hacker e esclareceu que "não pede doações de qualquer espécie a pessoas públicas ou partidos políticos".
Com quase 30 mil seguidores, a página da PRF sergipana havia desativado os comentários da publicação. No entanto, nem o QA Code ou chave estavam funcionando. Ao tentar usar qualquer uma das alternativas, a plataforma Pix alertava que o "código não está ativo" e pede para entra em contato com o destinatário do pagamento. O número oferecido também era diferente do divulgado pelos seguidores de Jair Bolsonaro.
"A equipe da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe decidiu colaborar com a causa do nosso ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, acreditamos que ele ainda tem sua cidadania brasileira e merece todo nosso apoio como pátria! Se você concorda, ajude-nos com pix de qualquer valor, todo dinheiro será restituído para ele!", afirmava a publicação.
Estagiário sob supervisão*