Polícia
PRF autua caminhoneiro por crime ambiental por utilização de diesel S500
De acordo com a legislação, caminhões produzidos a partir de 2012 devem ser abastecidos com diesel S10. O diesel S500 possui 50 vezes mais enxofre que o recomendado
Na manhã de sexta-feira (04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou um caminhoneiro por crime ambiental. O caso foi registrado no km 77, da BR-101, no município de Rio Largo/AL.
Durante abordagem ao veículo VW, os policiais constaram que o painel do Arla 32 estava aceso, e ao conferir o reservatório do combustível, foi verificado que o veículo utilizava o diesel S500. O condutor confirmou a utilização do combustível, que possui 50 vezes mais enxofre que o diesel S10 (obrigatório para esse tipo de veículo, conforme definido em legislação). O diesel S500 é identificado pela cor vermelha, enquanto o S10 é amarelo ou incolor.
É responsabilidade da PRF fiscalizar as emissões de poluentes produzidos por veículos automotores. Com base nas informações obtidas, ele foi enquadrado inicialmente em atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente.
Diante dos fatos, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado em desfavor do caminhoneiro.